Câmara Municipal de SalvadorPolíticaSalvador

Posse dos 43 vereadores marca início da 20ª Legislatura na Câmara

Na mesma sessão solene, nesta quarta-feira (1º), foram empossados o prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita Ana Paula Matos

O Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador ficou pequeno na tarde desta quarta-feira (1º) durante a solenidade de posse dos 43 vereadores, do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos. A sessão solene foi conduzida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB), que ocupou a presidência da Mesa Executiva no período legislativo anterior. O ritual da sessão é definido pelo Regimento Interno da Casa e o encerramento da solenidade formalizou a instalação da 20ª Legislatura.

Após a chamada nominal dos vereadores diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, feita pelo vereador Cláudio Tinoco (União), os parlamentares se dirigiram ao púlpito, apresentaram seus diplomas e assinaram o livro de posse. O juramento reafirmado por todos foi lido pelo vereador Sidninho (PP): “Prometo defender, manter, cumprir, com lealdade, e fazer respeitar as Constituições da República Federativa do Brasil e do Estado da Bahia, as Leis Federais, Estaduais e Municipais, o Regimento desta Câmara e promover tudo quanto em mim couber para a prosperidade deste Município”.

A importância da posse foi destacada pelo vereador Carlos Muniz. “Estamos renovados pelo compromisso de servir ao povo de Salvador com dedicação e responsabilidade e iniciamos uma nova legislatura. Este é um momento de união, em que reafirmamos o valor do diálogo e da colaboração para superar desafios e construir uma cidade mais justa e próspera”, afirmou.

Carlos Muniz, que foi presidente da Câmara no biênio 2023-2024, completou: “Aos vereadores que iniciam seu primeiro mandato, desejo sucesso e sabedoria nessa nobre missão; aos demais colegas, que juntos sigamos fortalecendo o papel desta Casa na defesa dos interesses de nossa população. Que possamos honrar a confiança depositada em cada um de nós com trabalho, respeito e resultados concretos para Salvador”.

Prefeito e vice-prefeita

O vereador Cláudio Tinoco fez a chamada nominal do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, que também prestaram juramento e assinaram o livro de posse.

Ao iniciar seu discurso, Bruno agradeceu aos 43 vereadores de Salvador, em nome do presidente Carlos Muniz, pelo trabalho em prol da cidade: “Obrigado à Câmara pelos avanços que nós conquistamos nos últimos quatro anos. Nos próximos quatro, vamos avançar ainda muito, muito mais”. O prefeito falou sobre avanços e realizações do seu primeiro mandato e sobre desafios dos próximos quatro anos à frente da gestão da cidade.

Além dos vereadores Carlos Muniz, Cláudio Tinoco e Ricardo Almeida (DC), a mesa da sessão solene reuniu o prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos, o ex-prefeito ACM Neto e e o médico Carlos Eduardo Souza, membro da Sociedade de Oftalmologia da Bahia. A concorrida sessão foi prestigiada por secretários municipais, deputados estaduais e federais, gestores públicos e representantes de entidades, entre outros convidados.

A sessão solene foi encerrada com a declaração de posse, formalizando a instalação da 20ª Legislatura, que termina em 31 de dezembro de 2028.

Nova Mesa Executiva

A eleição e posse da nova Mesa Executiva da Câmara Municipal de Salvador para o biênio 2025-2026 ocorrerão nesta quinta-feira (2), às 9h, no Plenário Cosme de Farias. A convocação foi feita pelo presidente Carlos Muniz, conforme o Ato nº 014/2024, publicado no Diário Oficial do Legislativo Municipal em 27 de dezembro de 2024.

Fonte: Ascom CMS
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Sistema Ferry-Boat inclui novos métodos para compra de passagem

Fulvio Bahia

IPTU Verde de Salvador é citado como caso de sucesso por Guia de Colaboração Internacional

Fulvio Bahia

Contra a privatização ou concessão da Bahiagás, deputado Hilton Coelho apresenta indicação e projeto de lei na Assembleia Legislativa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais