BahiaFestivalGoverno do EstadoMunicípiosSão JoãoSaúde

Postos da Sesab para testagem de IST realizam mais de 2 mil exames no primeiro dia de funcionamento

Além dos postos de testagem, a Sesab montou em Salvador dois módulos de saúde para assistência, um no Pelourinho e outro no Parque de Exposições. Nas duas unidades foram realizados 69 atendimentos, dos quis 67 foram resolvidos no próprio local.

No primeiro dia de funcionamento dos sete postos de testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST) montados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para o período de São João, foram realizados 2.064 exames. São testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, hepatite C e hepatite B. Do total, dois foram positivos para HIV e 27 para sífilis. As unidades estão instaladas em Amargosa, Cachoeira, Irecê, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor
do Bonfim.

Além dos testes, nos postos está sendo feito trabalho educativo com distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos. Foram entregues 182.190 unidades, sendo 150 mil nas ações nos municípios e 32.190 nos postos de testagem.

Conforme a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, todas as pessoas que tiveram testes positivos foram orientadas e já saíram com encaminhamento para início do tratamento. “É preciso assegurar para as pessoas que, em caso de resultado positivo, elas terão essa assistência. Então, os positivados já saem daqui com o encaminhamento para serem atendidos por uma equipe multiprofissional e com todo o direcionamento necessário”, afirma.

Além dos postos de testagem, a Sesab montou em Salvador dois módulos de saúde para assistência, um no Pelourinho e outro no Parque de Exposições. Nas duas unidades foram realizados 69 atendimentos, dos quis 67 foram resolvidos no próprio local.

“O Governo do Estado montou uma estrutura para que o São João na Bahia tenha o destaque que merece ter. Na área da saúde, estamos preparados para atender as eventuais ocorrências. Além das unidades de testagem e de assistência nos locais das festas, reforçamos o atendimento nos hospitais que são referências para o atendimento a queimados”, destaca a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Atendimentos no HGE

O Hospital Geral do Estado, em Salvador, registrou nas últimas 24 horas, três atendimentos relacionados ao São João. Foram duas entradas por conta de queimaduras por fogos de artifício e uma por explosão de bomba.

Fonte / Foto: Ascom/Sesab

Related posts

Instituto Cervantes Salvador promove festa de São João que une tradições nordestinas à cultura espanhola

Fulvio Bahia

Esgotamento emocional: É possível contar com a Cannabis?

Fulvio Bahia

Governo do Estado amplia atendimento da nova carteira de identidade a partir de 1º de agosto

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais