BahiaMeio AmbientePrefeitura Municipal de SalvadorPreservação AmbientalSalvador

Praia no Rio Vermelho terá manguezal recuperado pela Prefeitura

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis) iniciou a recuperação do manguezal da Praia da Paciência, no bairro do Rio Vermelho. A ação faz parte do Praia Verde, projeto-piloto da pasta desenvolvido em parceria com a Fundação Vovó do Mangue.

A iniciativa foi criada exclusivamente para pensar na preservação desse ecossistema e consiste na recuperação do espaço através do plantio de espécies típicas da região de mangue. Nesta terça-feira (1º), o plantio contou com a participação da população e dos barraqueiros que trabalham no local, que foram previamente capacitados pela fundação para realizar a atividade.

Durante a atividade, os participantes aprenderam sobre a importância de um ecossistema, de aspectos como a preservação da água doce e das nascentes presentes no local, além do funcionamento do globo terrestre, da influência da lua, do fluxo e refluxo de maré e da decantação da lama, onde são germinados os propágulos (semelhantes a sementes) do manguezal.

Cerca de três espécies de manguezal foram plantadas no local: mangue branco, mangue vermelho e o mangue preto, que possuem objetivos diversos dentro da cadeia de ecossistemas de manguezal. A estimativa é de um ano para que as novas plantas estejam aparentes e tenham suas raízes fincadas.

O titular da Secis, Ivan Euler, explicou a importância da conservação dos mangues e ressaltou que este é um projeto-piloto, mas que deve ser expandido para toda a capital a baiana. “O manguezal é extremamente rico, inclusive de espécies que a gente consome, como o caranguejo, o siri e outros crustáceos. Ele também cumpre um papel muito importante no sequestro do gás carbônico, capitando até três vezes mais gás carbônico que uma árvore. A ideia é estender essa recuperação de manguezal para toda a cidade de Salvador e servir de exemplo para outras cidades também”, disse.

O coordenador geral da Fundação Vovó do Mangue, Bruno Barbosa, demonstrou entusiasmo com a parceria. “Estamos muito felizes por sermos parceiros da Prefeitura de Salvador nesse trabalho. Começamos aqui pela praia da Paciência e esperamos que esse seja o primeiro de muitos trabalhos que estamos realizando com o município. Salvador é rica em áreas de manguezal, principalmente nas regiões das ilhas. Estamos plantando mais uma semente aqui e esperamos colher muitos bons frutos no futuro”, enfatizou.

Fonte: Secom PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

SEC publica edital referente a critérios e procedimentos para processo seletivo de candidatos ao Mais Estudo

Fulvio Bahia

Combate às Hepatites Virais: SMS realiza ação especial nesta quarta (31)

Fulvio Bahia

Inscrições abertas para mais de 50 cursos gratuitos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais