BahiaEducaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Prazo para efetivação da matrícula descentralizada na rede municipal segue até sexta (19) 

O prazo para confirmação de matrícula na Rede Municipal de Ensino para as crianças contempladas na distribuição eletrônica de vagas de 2024 termina na sexta-feira (19). Para efetivar o acesso do filho às aulas, o responsável pelo aluno deve comparecer em qualquer unidade da rede, levando originais e cópia dos documentos necessários: CPF e certidão de nascimento da criança; CPF do responsável; Cartão SUS da criança; Cartão e Certificado de Vacinação emitido por posto de saúde; endereço de referência; e Cartão do Bolsa Família com último extrato, no caso de família beneficiária. Após este prazo, o responsável deve dirigir-se à unidade escolhida para o estudante cursar o ano letivo, a fim de consolidar o processo. 

A matrícula é realizada em duas etapas, sendo a primeira realizada nos meses de novembro e dezembro de 2023, quando a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou o cadastro para a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos, englobando crianças com idades de 2 a 5 anos (educação infantil), e pessoas que deixaram de estudar, mas desejam retomar os estudos. Já a segunda etapa, que trata da efetivação e confirmação da matrícula firmada no final do ano, teve início no último dia 3.  

“Paralelamente a esse processo de cadastro, que ocorre de forma descentralizada em todas as escolas da rede, acontece ainda a confirmação e a renovação da matrícula dos alunos que já são da rede. De forma a complementar o processo de matrícula que aconteceu em dezembro, as famílias confirmaram o desejo de seus filhos permanecerem na escola e, de nossa parte, confirmamos a matrícula dessas crianças e dos jovens adultos e idosos. Agora iniciamos a matrícula de quem não faz parte da rede, com a confirmação do cadastro do primeiro ao nono ano”, explica a gerente de Gestão Escolar da Smed, Patrícia Moura. 

Para o mês de janeiro, a secretaria estabeleceu um cronograma de matrícula, de forma que cada ano de escolarização contou com um dia específico para realização da matrícula. Apesar disso, a ação não é engessada: quem não pode ir no dia específico, poderá comparecer no dia posterior, em qualquer escola da rede municipal de Salvador, para finalizar o processo e matricular o filho na escola que deseja. A partir do dia 22, as escolas deixam de ser postos descentralizados e passam a ser postos centralizados e específicos. Ou seja, a família vai precisar ir à escola que ela deseja que seu filho estude. 

“Além de um corpo profissional qualificado e da excelência na educação, estamos entregando também fardamento novos para os estudantes, bem como tablets, um novo kit pedagógico escolar, e estamos preparando a rede para receber os novos alunos, a partir do dia 15 de fevereiro, que é a data de início do período letivo na rede municipal. Então, pedimos aos pais ou adultos jovens que ainda não realizaram a matrícula que o façam até o dia 19 de janeiro, procurando qualquer escola da rede municipal para realizar o processo. Ou, a partir do dia 22, na escola específica que deseja que seu filho seja matriculado”, lembra Patrícia Moura. 

Kit escolar – Além do fardamento e do material escolar básico, as crianças da Rede Municipal vão receber dois pares de tênis. Para garantir, os pais dos alunos da rede precisam levá-los regularmente para a escola e acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos filhos junto aos professores. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Valter Pontes

Related posts

Dias D’Ávila: Prefeitura realiza palestras e rodas de conversas sobre bullying nas escolas públicas municipais

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador facilita comprovação de regularidade fiscal para imóveis e pessoas físicas e jurídicas

Fulvio Bahia

Evento debate espaço para pessoas negras no mercado da arte

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais