ArteBahiaCinemaCulturaHomenagemImprensaSalvador

Pré-lançamento de filme celebra legado de Ruy Barbosa

Evento aconteceu no cinema Glauber Rocha, na noite da última, segunda-feira (4)

Com a presença de juristas, jornalistas e autoridades baianas, foi lançado, no Cine Glauber Rocha, o filme “A Voz de Ruy – O arquiteto da República”. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (4) e lotou duas salas do complexo cultural na Praça Castro Alves. A obra narra a história de um dos mais notáveis brasileiros de todos os tempos e principal responsável pela construção dos nossos alicerces republicanos.

O presidente da ABI, instituição que idealizou o projeto, Ernesto Marques, conta que o filme é o ponto alto de uma série de projetos pensados para rememorar o legado de Ruy Barbosa. Ele disse ainda que há um movimento de transformar o museu Casa de Rui Barbosa em Casa da Palavra de Ruy Barbosa, pois a palavra unifica todas as facetas do homenageado. “O Ruy jornalista, advogado, diplomata se serviu principalmente da palavra. Foi ela, a palavra, o seu grande instrumento de trabalho”, definiu Ernesto.

Para o diretor geral da obra, Belisário Franca, lançar um filme é sempre um prazer que também gera muita expectativa. Segundo ele, a repercussão do trabalho dirá se o caminho seguido foi o correto. “Isso é muito bom porque nosso fazer é dialógico. A gente está conversando com quem vai assistir”, disse. De acordo com Belisário, já há conversas para levar o longa-metragem para outros espaços, como plataformas de streaming e canais de TV, para assim atingir um público maior.

Além disso, se espera que “A Voz de Ruy” se torne uma importante ferramenta pedagógica. “Uma obra dessa se adequa a uma distribuição nas escolas e universidades, passando a ser um documento organizado do que foi a vida de Ruy”, concluiu Belisário.

Baixo orçamento e alta qualidade

O produtor Maurício Magalhães, da Giros, destacou que “A Voz de Ruy” é uma obra de baixo orçamento e alta qualidade. Ele agradeceu muito aos apoiadores e patrocinadores e frisou a importância de se investir no audiovisual. “O cinema é uma indústria criativa. É nosso desejo que o Brasil possa emplacar grandes produções e assim possamos mostrar muito mais do que nós somos. Vamos levar a sério: as políticas culturais”, disse.

O coprodutor Maurício Xavier apontou a importância dos arquivistas que preservam acervos de documentos e imagens, que são fundamentais para a produção de obras como “A Voz de Ruy”. “É muito importante, que além de produzir, saibamos preservar”.

O filme tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, via Secretarias da Cultura e da Fazenda, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – Fazcultura e ACELEN. É uma produção da DPE Entretenimento e Giros Filmes, com apoio da ABI.

O lançamento contou com o apoio do Instituto Rui Barbosa-IRB, Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia-CAAB, OAB/BA e Sebrae.

A direção é assinada por Fernanda Miranda e Pedro Sprejer. A direção geral é de Belisário Franca e a pesquisa e argumento de Nelson Cadena.

Fonte: Viapress
Foto: Agência Edgard de Souza

Related posts

Samu promove curso de Primeiros Socorros para colaboradores das Prefeituras-Bairro

Fulvio Bahia

Salvador dobra valor da Lei Paulo Gustavo e garante 60% dos recursos da cultura para negros e indígenas

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador autoriza construção de área esportiva e de lazer em Fazenda Grande 4

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais