BahiaCarnavalGoverno do EstadoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Prefeito Bruno Reis entrega chave da cidade ao Rei Momo e abre oficialmente o Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador 2025 teve início às 16h desta quinta-feira (27), quando o prefeito Bruno Reis entregou as chaves da cidade ao Rei Momo, autorizando o começo da folia. O ato simbólico ocorreu na Passarela Nelson Maleiro, no Circuito Osmar (Campo Grande), escolhido neste ano para receber a abertura oficial como um símbolo do investimento que a Prefeitura vem fazendo nos últimos anos para alavancar o circuito mais tradicional da festa.

Antes da entrega das chaves, Bruno Reis destacou o crescimento do Carnaval no Centro e prometeu que, este ano, a capital baiana viverá a maior festa de todos os tempos. Ele ressaltou ainda a ampliação da programação no Circuito Osmar, com palcos espalhados por todo o Centro Histórico, e reforçou o compromisso da gestão municipal com a organização e inovação do evento.

“Que possa ser um belíssimo Carnaval. A gente trabalhou, organizou para ser o melhor de todos os tempos. Nos preparamos também para receber um maior número de turistas e de foliões da história. Mais uma vez, fortalecemos muito o Carnaval aqui no Centro. Realizamos essa abertura histórica, reunindo artistas que fazem parte dessa história dos 40 anos da Axé Music, com cobertura para toda Bahia e Brasil. E, com fé em Deus, será um Carnaval de paz, de tranquilidade e de muita harmonia”, afirmou o prefeito.

“Dentro da nossa estratégia de resgate do Carnaval do Centro, trouxemos uma programação forte para este circuito. Esperamos que a população abrace essa ideia, porque queremos consolidar essa retomada. Contamos com a cobertura de toda a imprensa e o apoio da população para fazer deste Carnaval um marco”, acrescentou.

Logo após a entrega das chaves ao Rei Momo, começou a festa de abertura no Trio 40 Anos de Axé, palco de uma apresentação especial em homenagem às quatro décadas do movimento musical. Carlinhos Brown, ao lado de percussionistas da banda Olodum, deu início ao show com a música O Guarani, composição de 1870. Em seguida, vieram clássicos da Axé Music.

Este é o terceiro Carnaval de Bruno Reis à frente da prefeitura. Em 2023, na primeira festa após a pandemia, a abertura foi no Circuito Dodô (Barra-Ondina). No ano passado, o Centro Histórico ganhou protagonismo com a abertura oficial na Praça Castro Alves.

“Este ano, o Centro vai bombar ainda mais. Quem acompanhou todo o verão e o pré-Carnaval sabe que preparamos algo grandioso. Nossa equipe está trabalhando 24 horas para garantir o melhor Carnaval de todos os tempos. Então, convido todos a virem curtir Salvador e, em especial, o Carnaval do Centro”, frisou.

Também participam da abertura oficial artistas como Margareth Menezes, Lazinho com o Olodum, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Sarajane, Ricardo Chaves, Xanddy Harmonia, Gilmelândia e Márcio Victor do Psirico. A cerimônia também contou com a presença de blocos afro e afoxés tradicionais, como Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e Commanche do Pelô.

Na sexta-feira (28), o destaque será o samba. No sábado (1º), o Carnaval do Centro começa a ganhar força, com diversas atrações desfilando em trios pipoca, antecipando a tradicional movimentação intensa do domingo (2). A festa segue até terça-feira (3), quando, inclusive, Ivete Sangalo se apresenta no Circuito Osmar num trio pipoca.

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Related posts

Agricultura familiar mostra robustez com produtos e logística na Super Bahia 2023

Fulvio Bahia

Sesab e SMS iniciam ação de reforço de vacinação contra Covid-19

Fulvio Bahia

Carnaval de Salvador: Bloco da Embasa entra na avenida para inspeções e instalações provisórias nos circuitos da festa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais