Câmara Municipal de SalvadorPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorurbanismoUrbanização

“Prefeito quer fazer a Orla de Salvador a toque de caixa”, diz Marta Rodrigues após consulta pública sem participação popular

A vereadora de Salvador destacou que o projeto vai pejotizar as concessionárias sem a participação das comunidades ao redor, sem ouvir a população e os trabalhadores que já atuam na região

A vereadora Marta Rodrigues (PT) criticou, nesta terça-feira (12), o curto tempo de duração da consulta pública sobre o projeto de concessão da Orla de Salvador e disse que a prefeitura quer executar o projeto a toque de caixa, desconsiderando a exigência legal da participação popular, para conseguir lançar o edital em dezembro, conforme previsto.

“O prefeito quer conceder a apenas uma empresa, por 30 anos, cerca de 34 quiosques e 70 tendas de um extenso trecho da orla. Mais uma vez ele está, de forma autoritária, decidido a não ouvir o que a cidade quer e a não levar em consideração os antigos permissionários e trabalhadores. A consulta esteve disponível por pouco mais de um mês e só teve apenas 44 opiniões”, disse.

Segundo Marta, a prefeitura além de não ter realizado uma audiência pública para debater o tema, finalizou a consulta virtual sem sequer publicizá-la para a sociedade. Ela ressalta que o edital está previsto para ser lançado em dezembro.

“Deixou de fora moradores, antigos permissionários e demais setores da sociedade civil. É um resultado esdrúxulo e mostra que o prefeito quer fazer o projeto a toque de caixa”, afirmou.

A vereadora de Salvador destacou que o projeto vai pejotizar as concessionárias sem a participação das comunidades ao redor, sem ouvir a população e os trabalhadores que já atuam na região. Na opinião dela, o projeto seria a versão que o prefeito quer na orla do projeto de gentrificação já implantado na cidade.

“Precisamos debater um projeto dessa magnitude, pois trata-se de conceder uma enorme faixa do litoral a uma única prestadora de serviço, terceirizando a mão-de-obra, se esquecendo dos antigos permissionários e de trabalhadores que outrora atuavam nas praias para tirar o sustento e a sobrevivência de suas famílias”, destacou.

Consulta – A consulta pública pode ser vista no site da SalvadorPAR, onde o resultado foi disponibilizado pela própria prefeitura com as 44 interações. Veja aqui: https://salvadorpar.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Consulta-Publica-Orla-Resultado.pdf .

Fonte / Foto: Ascom ver Marta Rodrigues – PT

Related posts

Salvador ganha apoio do governo britânico no programa Tech Delas

Fulvio Bahia

Biblioteca Juracy Magalhães Jr. de Salvador oferece programação no Dia Nacional da Biblioteca

Fulvio Bahia

CCZ realiza operação de prevenção e combate ao Aedes a partir desta terça-feira (19) 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais