EconomiaInclusão SocialMunicípios

Prefeitura de Lauro de Freitas decreta a criação do banco solidário e da moeda social de Ipitanga

Foi publicado no diário oficial da Prefeitura de Lauro Freitas na última sexta-feira (15), o decreto que cria o Banco Solidário Ipitanga e a Moeda Social Ipitanga. A iniciativa, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), faz parte do Programa de Geração de Renda e Inclusão Sócio Produtiva, através do Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária e Geração de Renda – FOMGER. O objetivo da criação do banco e da moeda social é democratizar o acesso aos serviços financeiros, promover a inclusão social e combater a pobreza. 

Lauro de Freitas sai na frente na busca de fomentar a economia local para gerar emprego e garantir renda aos moradores. O secretário Uilson de Souza explicou sobre a moeda, que só é válida nos territórios que a implementam com o objetivo de estimular a produção e o consumo local. “Agora temos a política de finanças solidária, que é uma referência para todo o estado da Bahia. Lauro de Freitas sai na frente. Tenho certeza que vai ajudar muito na produção, mas muito também no consumo do comércio da nossa cidade. Vai ajudar muito a crescer e a desenvolver ainda mais a nossa economia”, disse o secretário.  

De acordo com o decreto, as transações realizadas pelo Banco Solidário Ipitanga serão através da Moeda Social Digital Ipitanga e a eventual conversão em Real, em conta digital pré-paga, de circulação restrita ao município, operado em aplicativo no celular ou no cartão, obedecendo a normativa do Banco Central. O programa será implantado em etapas que serão regulamentadas ao longo do tempo, através de decreto próprio. 

Os estabelecimentos privados que aderirem à Política de Finanças Solidária do Município de Lauro de Freitas poderão adotar descontos e/ou benefícios visando estimular o uso da Moeda Social Digital Ipitanga nas operações comerciais. 

O FOMGER será o gestor do Banco Ipitanga, podendo aprovar medidas para estimular o uso da moeda social Digital Ipitanga e estimular o fortalecimento do Banco Solidário Ipitanga. 

Fonte: SECOM PMLF
Imagem: Divulgação

Related posts

Barreiras: Secretaria de Educação realiza ciclo de Formações Continuadas com foco nas avaliações do SAEB e projeto Aprova Brasil

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura inicia preparativos do Censo Escolar 2023

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura reforça ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais