BahiaMoradiaPrefeitura Municipal de Salvador

Prefeitura de Salvador ultrapassa marca de 800 casas reformadas pelo Morar Melhor no IAPI

A Prefeitura de Salvador ultrapassou a marca de 800 casas reformadas na região do IAPI pelo programa Morar Melhor na noite da última quarta-feira (19) com a entrega de mais 200 imóveis requalificados na localidade. A solenidade de entrega ocorreu na localidade do Brongo, reunindo o prefeito Bruno Reis e diversas autoridades municipais e lideranças.

Esta é a terceira vez que o bairro é contemplado com o programa. Ao todo, 878 casas já foram reformadas na região. Segundo o prefeito, o Morar Melhor já requalificou mais de 41 mil residências desde o seu início e, até o próximo ano, vai superar a marca de 50 mil casas reformadas. “Esse programa tem a capacidade de devolver a dignidade das famílias. O propósito maior é seguir realizando o sonho das pessoas, proporcionando uma cidade melhor, mudando e transformando de verdade a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito ainda anunciou outras intervenções na região, como a cobertura da quadra da Escola Municipal Dr Marcos Vinicius Vilaca e a reforma da quadra da localidade, além da cobertura do canal do Brongo e de uma escadaria na região.

Moradora há 27 anos da comunidade, Magnólia Lopes, de 57 anos, se emocionou ao ver a casa reformada. “A minha reação foi de choro de alegria, assim como a vizinhança, todos estão felizes e parabenizando por eu ter sido escolhida para fazer essa maravilha aqui. Você pode entrar e ver logo a diferença. Tem gente que vê e não acredita devido à situação que a gente viveu há alguns anos e agora o nome do programa Morar Melhor é a palavra adequada, porque nós vamos morar melhor”, disse.

Na casa dela, foram realizados serviços de pintura, reboco, implantação de três portas e uma janela, além da construção do banheiro em um lugar melhor, com piso, chuveiro, sanitário e pia. Dona Magnólia vive no local com os filhos Naiara Lopes, Ludmila Lopes e Samuel Lopes, além da neta Maila Lis de 3 anos, que tem microcefalia.

Funcionamento – Por meio do programa, a Prefeitura vem garantindo melhorias nos lares, de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário, com o limite de R$11 mil por habitação para as obras. O valor foi ampliado no início deste ano pelo prefeito Bruno Reis. Antes o limite de investimento para cada residência era de R$7 mil.

Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Betto Jr

Related posts

Com apoio do Governo do Estado, premiação de jornalismo incentiva profissionais e jovens estudantes de Comunicação

Fulvio Bahia

Centro Histórico contará com atuação de 62 novos guardas municipais

Fulvio Bahia

Bovinocultura de leite impulsiona economia de comunidade rural de Bom Jesus da Lapa

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais