BahiaServiços

Prefeitura de Salvador e Marinha assinam acordo de cooperação para funcionamento do SAC Náutico 

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e a Marinha do Brasil, pelo Comando do 2º Distrito Naval, firmaram parceria para implantação do SAC Náutico do Município. O acordo de cooperação foi assinado na última quarta-feira (22) pela secretária da pasta municipal, Mila Paes, e o pelo comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, na sede do 2º DN, no Comércio. 

A unidade do SAC Náutico vai funcionar no prédio da Doca 1, na região portuária de Salvador, no Comércio. Será destinada ao atendimento da comunidade náutica, em especial aos navegadores amadores, e será integrado por órgãos públicos de várias esferas, responsáveis por serviços como os alfandegários, de imigração para estrangeiros, despacho e regularização de embarcações, entre outros de interesse do público-alvo. 

Este é o terceiro acordo assinado entre as três instituições parceiras para o início da operação do SAC Náutico. Além da Marinha do Brasil, a Prefeitura firmou parceria com a Receita Federal e a Polícia Federal. A intenção é integrar todos os serviços relacionados com a atividade, com foco na redução de entraves burocráticos e simplificação dos processos e, consequentemente, fomentar o desenvolvimento da economia náutica no município. 

Fomento à economia do mar – O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destaca que a realização conjunta do SAC Náutico é um marco para o desenvolvimento da chamada economia do mar e mais um fomento às atividades náuticas de Salvador. “Estamos bastante satisfeitos com a parceria com a Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos 

para esse projeto, que é estratégico para o desenvolvimento da cidade”, pontua. 

A secretária Mila Paes salienta que o SAC Náutico faz parte de uma estratégia no município de Salvador para trabalhar a economia do mar como uma futura potência econômica da cidade. “O SAC Náutico é um dos projetos que visa melhorar o ambiente de negócios e cuidar, em primeiro momento, de toda a atividade que gira em torno do mar. Salvador, com sua deslumbrante linha costeira e rica herança marítima, está idealmente posicionada para liderar esse movimento”, afirma.  

O vice-almirante Cambra assinala que a iniciativa pode transformar a cidade em um ponto de entrada de barcos estrangeiros que desejam navegar em águas brasileiras. “Com este acordo, vislumbro a possibilidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Companhia dos Portos da Bahia (CPBA), ao permitir a ampliação dos canais de atendimento, facilitando o acesso dos usuários aos serviços da autoridade marítima”, avalia.  “A implementação do SAC Náutico ampliará a qualidade e a diversidade dos serviços prestados pela CPBA, bem como incrementará ainda mais o potencial náutico da cidade de Salvador, que tem a segunda maior baía do mundo e a maior do Brasil, a de Todos-os-Santos”, destaca o capitão dos Portos da Bahia, capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno.

Fonte: SECOM PMS
Foto: ASCOM Semdec

Related posts

Bilhetes para sorteio de julho da Nota Premiada Bahia estão disponíveis

Fulvio Bahia

Concurso literário “A Cidade Somos Nós” inicia inscrições em setembro 

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador instala quatro câmeras de monitoramento em rua que concentra 70% das ações delituosas no Pelourinho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais