Benefício SocialInclusão SocialPrefeitura Municipal de Salvador

Prefeitura de Salvador eleva em cerca de 70% atendimentos do CadÚnico nos primeiros cinco meses de 2023

O CadÚnico é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda para concessão de benefícios como o Bolsa Família.

A Prefeitura de Salvador elevou em cerca de 70% os atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico) nos cinco primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. De acordo com dados da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o número de serviços efetuados saltou de 87.097 de janeiro até maio de 2022 para 146.285 no mesmo período deste ano.

Segundo o titular da Sempre, Júnior Magalhães, a pasta tem trabalhado para ampliar os atendimentos nos pontos fixos e também nos postos itinerantes. “Como forma de amenizar a crise que o país vive, a Sempre atuou na efetivação da elevação do número de atendimentos do Cadastro Único, não apenas em nossa sede no Comércio, que antes realizava uma média de 6 mil atendimentos mensais e, neste último mês de abril, realizou mais de 15 mil atendimentos, mas também através da ampliação do número de postos de serviços itinerantes”, frisou.

O CadÚnico é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda para concessão de benefícios como o Bolsa Família. Júnior Magalhães ainda destacou o recente estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) que aponta que a Bahia tem 51,6% dos seus habitantes em situação de pobreza.

“Infelizmente, a Bahia é um dos nove estados da federação em que a maior parte da população é composta por pessoas em situação de pobreza, ou seja, que vivem com renda mensal de até R$ 665,02. Por isso, a Prefeitura de Salvador não mede esforços para que essas famílias superem essa situação de vulnerabilidade social”, complementou.

Magalhães destaca que ampliar os atendimentos na sede, com a contratação de mais cadastradores e descentralização dos serviços, foi essencial para atingir o objetivo de fazer esse serviço chegar para essa população que mais precisa. Informou ainda que, em breve, a Sempre divulgará mais ações neste sentido.

No mês de abril, quando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome efetuou o bloqueio dos cadastros unipessoais, a pasta realizou uma força-tarefa e aumentou em quase 200% o número de atendimentos na sede.

“Embora a pasta não seja responsável por concessão, bloqueio ou exclusão referentes ao Bolsa Família, todas essas ações mostram o empenho da gestão municipal de trabalhar pelo social e por uma cidade menos desigual, consciente de que os benefícios concedidos colocam comida na mesa de muitas famílias que não tem oportunidade de outras rendas”, reforçou o secretário.

A Sempre realiza atendimento presencial, por agendamento, em 35 postos fixos. Através do site horamarcada.salvador.ba.gov.br e do aplicativo Fala Salvador, o cidadão pode agendar o seu atendimento para um dos postos abaixo:

Sede no Comércio;

10 Prefeituras-Bairros (Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade; Cabula; Pau da lima e Valéria;

Unidade Cajazeiras;

NUAR, no Comércio;

Subúrbio 360, em Coutos.

21 CRAS (Ilha de Maré; Lagoa da Paixão; Lobato; Itapagipe; São Cristóvão; Fazenda Grande; Calabetão; Castelo Branco; CEASA / Cajazeiras; Bairro da Paz; Itapuã; Boca do Rio; Federação; Brotas; Narandiba; Engomadeira; Paripe; Calabetão; Nordeste e Rio Sena).

Fonte: SECOM PMS
Foto: ASCOM Sempre

Related posts

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Fulvio Bahia

Ranking aponta Salvador como única cidade do Brasil entre 50 mais musicais do mundo

Fulvio Bahia

Seminário debate inclusão e incentivo ao esporte para atletas surdos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais