Prefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTransporteTransporte Público

Prefeitura de Salvador entrega mais dois ônibus articulados para operação no BRT

O BRT de Salvador passou a contar nesta segunda-feira (30) com dois ônibus articulados com capacidade para quase 150 passageiros. Os veículos têm 18 metros e são os primeiros do tipo a entrar em operação no sistema. A previsão é que mais ônibus sejam inseridos na frota do BRT já no próximo mês de janeiro. 

A entrega dos dois novos veículos, que entram em operação já nesta segunda-feira, contou com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, e foi realizada na Estação Vale das Pedrinhas do BRT. Os novos ônibus vão operar na B5, que está em fase de operação assistida e conecta a estação Rodoviária à Lapa. 

“São ônibus de 18 metros, com capacidade para quase 150 passageiros. Já entram em operação hoje. Então hoje já vão entrar em operação na linha Lapa-Rodoviária. Vamos receber no mês de janeiro mais 49 ônibus de 15 metros e mais 55 ônibus convencionais. Com isso, no início de janeiro, nós vamos chegar a um percentual da frota com 42% de ônibus novos e com ar condicionado”, afirmou o prefeito. 

Ele revelou que a Prefeitura está em processo de aquisição, por meio de dois financiamentos já aprovados pela Câmara Municipal, mais 300 ônibus convencionais com ar condicionado e tecnologia sustentável Euro 6, que reduz a emissão de gases poluentes, e 90 veículos elétricos. Inclusive, a frota municipal terá ônibus articulados elétricos. 

“Com isso, nós vamos passar de 60% da frota com ar-condicionado já no ano que vem. Quando a gente soma o compromisso que há das operadoras, em TAC firmado com o Ministério Público para a renovação da frota, nós vamos honrar o nosso compromisso de chegar a 100% da frota de Salvador com ar-condicionado e dar um passo importante para trazer melhorias para o transporte público da cidade”, completou o prefeito. 

O secretário Fabrizzio Muller ressaltou que o BRT tem apresentado um número crescente de passageiros e explicou que, inicialmente, os ônibus articulados vão operar na linha B5. “Há uma grande expectativa nossa, pelo plano que já foi feito, de ser uma das linhas mais fortes do sistema. Outros articulados estão previstos para chegar com esse recurso do Banco Mundial, então serão articulados elétricos, reforçando ainda mais a frota”, disse. 

Hoje, a linha completa o trajeto Lapa-Rodoviária, parando em todas as estações, em cerca de 25 minutos. Contudo, a expectativa é que esse tempo seja reduzido com a linha expressa e com a semiexpressa (que faz paradas em alguns dos terminais), a depender da demanda de passageiros. 

“A importância do ônibus articulado hoje é realmente a capacidade de carga. Então você consegue nos horários de pico, principalmente, levar um número maior de pessoas, diminuindo assim a espera pelo ônibus, em que pese hoje o intervalo do BRT é bem curto entre um ônibus e outro”, acrescentou o secretário.

Fonte: Secom PMS
Foto: Valter Pontes

Related posts

Com obras de 48 artistas, Exposição “Ecos Malês” marca a abertura do mês da Consciência Negra na Casa das Histórias de Salvador

Fulvio Bahia

Sílvio Humberto apresentará denúncia ao MP sobre ausência de intérpretes de libras na rede municipal de ensino

Fulvio Bahia

Drogas e materiais utilizados por traficantes são apreendidos no bairro de Periperi, em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais