A Prefeitura de Salvador iniciou um conjunto de obras viárias para redirecionar fluxos de veículos na Rótula do Abacaxi e solucionar problemas recorrentes de mobilidade na região. O prefeito Bruno Reis autorizou três intervenções que beneficiarão o tráfego entre o Cabula e as avenidas Barros Reis, Mário Leal Ferreira (Bonocô) e ACM, acabando com gargalos históricos e diminuindo o tempo de deslocamento de quem trafega pelo local. O investimento total é de R$ 43,4 milhões.
Durante a cerimônia de autorização das obras, o prefeito lembrou que a gestão municipal tem realizado grandes obras de mobilidade na capital baiana. “Isso teve início com a inauguração da Estrada das Pedreiras, em Cassange, no começo de 2021, primeira das inúmeras e importantes obras que realizamos nesses dois anos e meio, entre requalificações, construções, abertura de novas vias, mergulhões e acessos que já foram entregues em nossa cidade. O nosso maior objetivo é melhorar a vida das pessoas, proporcionar melhor qualidade de vida e tornar Salvador a capital brasileira com menor tempo de deslocamento. E quanto menor o tempo gasto entre a casa e o trabalho, no trânsito, ou no transporte público, mais tempo é garantido para o trabalho, para o descanso e para a família”, afirmou.
Bruno Reis ressaltou que são três grandes obras para dar ainda mais fluidez ao trânsito da Rótula do Abacaxi. “A grande missão dessas obras é resolver o problema de retenção no trânsito dessa região, acabando, de uma vez por todas, esse problema, seja para quem vem do Cabula, da Avenida Barros Reis ou da Lord Cochrane e Cidade Baixa. São todas obras complementares ao projeto do BRT, que farão Salvador avançar ainda mais”, salientou.
Obras
Uma das intervenções prevê construção de nova via para os motoristas oriundos das regiões do Cabula, Pernambués e Bela Vista para acessar as avenidas ACM e Bonocô. Atualmente, quem deseja seguir por este trajeto precisa pegar um retorno existente em frente à estação de transbordo do Acesso Norte. Por causa de um entrecruzamento de fluxos, há retenções.
Com prazo de 18 meses de conclusão e custo de R$ 29,5 milhões, a obra consiste em trecho viário com extensão aproximada de 750 metros, tendo passagem subterrânea sob a Rua dos Rodoviários (Ladeira do Cabula), seguido de um trecho em viaduto sobre a BR-324 finalizando com uma bifurcação.
A segunda intervenção, por sua vez, compreende outra ligação viária com extensão aproximada de 210 metros entre a Bonocô, (já na Alameda do Bosque) e o Acesso Norte. Na prática, esta via permitirá que o fluxo oriundo da Bonocô acesse a Via Expressa e a avenida Heitor Dias, cruzando a Rótula do Abacaxi através dos elevados, sem contribuir para a concentração do trânsito no nível inferior da Rótula.
Também proporcionará o acesso direto à região do Cabula, pelo trecho do Acesso Norte, à rua dos Rodoviários e, na sequência, às ruas Tomaz Gonzaga ou Silveira Martins, não sendo mais necessário transitar pelo entorno do Shopping Bela Vista. O investimento é de R$ 3,1 milhões, e o prazo da conclusão da obra é de 5 meses.
A terceira e última obra prevista para a região da Rótula do Abacaxi abrange a construção de uma alça de ligação viária com extensão aproximada de 260 metros entre o Viaduto da avenida Barros Reis e o acesso à Bonocô.
A solução promoverá uma redução do volume de tráfego no nível inferior da Rótula do Abacaxi, já que o fluxo com origem na Barros Reis poderá acessar a Bonocô através desta nova derivação do viaduto existente, o que possibilitará que o retorno abaixo da Via Expressa seja eliminado, juntamente com os dois semáforos associados a ele no início da Heitor Dias. A obra terá investimento de R$ 10 milhões e prazo de 4 meses para ser finalizada.
Complexo demandado
A Rótula do Abacaxi é um importante complexo viário localizado na confluência de vias estruturantes de Salvador, sendo elas as avenidas ACM, Bonocô, Heitor Dias e Barros Reis, além da Ladeira do Cabula. O tráfego por lá é influenciado também por outros corredores viários que se encontram em suas proximidades, como BR-324, Via Expressa e o Acesso Norte, constituindo-se numa zona de ligação entre diversas regiões da área metropolitana.
O complexo, além disso, agrega no seu entorno equipamentos geradores de tráfego, como a estação de transbordo de ônibus, a estação de metrô Acesso Norte, o Shopping Bela Vista, supermercados, concessionárias, dentre outros espaços, o que, juntamente com a confluência das vias, contribui para formação de engarrafamentos. Neste cenário, a Prefeitura elaborou projetos com a proposta de ampliar a mobilidade, trazendo mais qualidade de vida para os soteropolitanos.
Fonte e Foto: SECOM PMS | Lucas Moura