Ação SocialAlimentaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Prefeitura de Salvador realiza ações educativas sobre alergia alimentar em supermercados

A Prefeitura de Salvador, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), iniciou uma série de ações educativas em alusão à Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar.  As atividades seguem até domingo (18) e têm como foco orientar a população sobre os riscos relacionados ao consumo de alimentos com substâncias alergênicas e a importância da leitura correta dos rótulos dos produtos.

Na tarde de segunda-feira (12), a primeira atividade foi realizada em uma unidade da rede de supermercados Assaí, localizada na Avenida Vasco da Gama. Equipes da Visa conversaram com consumidores, esclarecendo dúvidas e distribuindo folders informativos sobre o tema.

De acordo com a chefe do Setor de Alimentos da Visa, Emanuela Pimenta, a proposta é reforçar a conscientização sobre um problema de saúde que atinge um número significativo de brasileiros.

“Essa é uma semana instituída nacionalmente, que busca trazer essa consciência sobre a alergia alimentar, que é um problema sério de saúde e atinge cerca de 8% da população, entre crianças e adultos. A pessoa que tem alergia alimentar deve ficar muito atenta aos alimentos que consome, porque é um problema que pode até levar à morte em alguns casos”, alertou.

Presente na ação, a representante da Visa reforçou ainda que a rotulagem de alimentos é uma exigência legal e fundamental para a segurança dos consumidores.

“É obrigatório por lei. A Anvisa tem uma resolução que trata sobre os alimentos, então é obrigatório que na rotulagem dos alimentos industrializados tenha esse alerta ao consumidor, sobre aqueles alimentos que têm algum ingrediente potencialmente alérgico, como crustáceos, peixes, frutos do mar, soja e trigo. São ingredientes que estão presentes em muitos alimentos e, se consumidos por quem tem alergia, podem causar alguma reação”, explicou.

Alertas – Durante as abordagens, os técnicos da Visa também alertaram sobre os riscos da contaminação cruzada — quando um alimento que não contém alérgenos entra em contato com outro que os contêm, tornando-se perigoso para pessoas com alergias. Além disso, foram repassadas orientações sobre como identificar sintomas e quando buscar atendimento médico.

Para a aposentada Maria dos Santos, de 64 anos, a iniciativa é relevante e deve ser repetida mais vezes. “Achei ótima a ação. Nem todo mundo presta atenção nos rótulos, e muita gente nem sabe que um simples alimento pode causar uma reação grave. Essa orientação é muito importante, principalmente para quem tem criança pequena em casa, que é o meu caso”, avaliou.

O técnico de enfermagem Flávio Rodrigues também elogiou a ação. “É bom ver a Prefeitura fazendo esse tipo de trabalho, que é educativo e ajuda a prevenir problemas de saúde. Penso que informação nunca é demais, ainda mais sobre um assunto tão sério como alergia alimentar”, disse.

Reclamação – A população pode denunciar produtos com rotulagem inadequada por meio da Ouvidoria Municipal, através do telefone 156.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/semana-nacional-de-conscientizacao-sobre-alergia-alimentar/.

Fonte: Secom PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

Bruno Reis se reúne com Geraldo Alckmin e discute conselho federativo e situação do transporte público

Fulvio Bahia

“Prefeito quer fazer a Orla de Salvador a toque de caixa”, diz Marta Rodrigues após consulta pública sem participação popular

Fulvio Bahia

Agibank abre 170 vagas de empregos na Bahia e em mais 12 estados; confira

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais