Prefeitura Municipal de Salvador

Prefeitura de Salvador recebe avaliações preliminares do Pnud para implantação do Pics

A capital baiana recebeu os primeiros estudos para a implementação do Plano Integrado de Concessões e Parcerias de Salvador (Pics), iniciativa que reúne projetos e programas de interesse público, a serem desenvolvidos pela iniciativa privada, desonerando a estrutura pública de serviços e custeio da máquina administrativa. A intenção é redirecionar recursos para áreas consideradas prioritárias, como educação e saúde, potencializando o desenvolvimento econômico e social do município.

Os estudos integram os primeiros resultados do projeto de cooperação técnica internacional, firmado entre a Prefeitura de Salvador e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda do Município (Semdec), Mila Paes, os estudos vêm contribuir para a implantação do Pics, “uma iniciativa inovadora com intuito de dotar a cidade com serviços públicos de qualidade e atrair novos investimentos”, segundo ela.

Os estudos com o arcabouço normativo, institucional e de garantias do Pics analisaram os instrumentos jurídicos municipais, estaduais e federais existentes sobre concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Com base nessas referências teóricas, indicaram potenciais ajustes administrativos, que assegurem o sucesso na implementação do plano.

Parceria – O documento traz um diagnóstico da estrutura atual e potencial para alavancar a construção das garantias, a serem assumidas pelo município no âmbito do PICS, assim como pelo parceiro privado. “Os projetos de PPPs representam contratos que envolvem negócios onerosos e de longa duração, requerendo, assim, cuidado na preservação da segurança jurídica e no efetivo cumprimento do acordo pactuado”, ressaltou o coordenador do escritório do Pnud em Salvador, Leonel Leal Neto.

O Pnud tem como missão apoiar os países em desenvolvimento, na concepção e implementação de políticas nacionais de desenvolvimento humano sustentável, com foco na redução da pobreza e na aceleração do alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nos níveis global e local.

Um dos caminhos para o alcance do desenvolvimento é a inovação de processos e serviços no âmbito da gestão pública, passando pelo entendimento de que os investimentos em inovação, comprometidos com ações integrais, constituem uma maneira concreta de melhorar as oportunidades e níveis de vida da população. “A Prefeitura de Salvador busca junto ao Pnud o fortalecimento institucional e os recursos, que possibilitam o aprimoramento das ações a serem desenvolvidas no âmbito do projeto”, explicou Mila Paes.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Saúde faz avaliação positiva do Plano de Contingência executado durante “apagão” em Salvador

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador cobra taxa de R$ 10 reais para processo seletivo de vagas temporárias de trabalho no Carnaval 2024

Fulvio Bahia

Comped nas Comunidades estreia em Capelinha de São Caetano, nesta quinta-feira (1º) na capital baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais