Câmara Municipal de SalvadorPolíticaPrefeitura Municipal de Salvador

Prefeitura detalha Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 em audiência pública na Câmara Municipal

O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2025 foi debatido nesta quarta-feira (12) durante audiência pública na Câmara Municipal de Salvador. A sessão foi conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, vereador Daniel Alves, com a participação do secretário municipal da Casa Civil, Luiz.

Durante a sessão, a diretora de Orçamento, Ana Nery, apresentou detalhadamente o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, ressaltando a importância da LDO na projeção do orçamento para o próximo ano, conforme a legislação vigente.

O secretário Luiz Carreira destacou que o PLDO 2025 contempla os principais programas e projetos do governo municipal, refletindo os compromissos assumidos no plano de governo. “Estão especialmente destacadas ações relacionadas às áreas sociais, como Saúde, Educação e Assistência Social, além de infraestrutura, mobilidade, tecnologia, meio ambiente, entre outras”, afirmou.

Luiz Carreira defendeu os investimentos externos que anteciparam ações essenciais à cidade. Ele enfatizou que esses investimentos são fundamentais para o desenvolvimento de Salvador, especialmente em infraestrutura e programas sociais. Os investimentos são viabilizados por meio de recursos próprios e captação junto a instituições financeiras nacionais e internacionais, além de convênios com o Governo Federal, totalizando R$1,348 bilhão para 2025.

Receitas e ações – O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025 projeta receitas estimadas em R$12 bilhões, representando um crescimento de 2,46% em comparação ao orçamento de 2024. Coordenado pela Casa Civil, com a participação da Secretaria da Fazenda e demais órgãos da Prefeitura, o PLDO 2025 apresenta o programa de trabalho do governo municipal, baseado na análise dos cenários econômicos, sociais, políticos e municipais, bem como nas esferas federativas.

Na área da Educação, o PLDO prevê a construção e reconstrução de 23 escolas e a reforma de outras 32. Na Saúde, estão planejadas nove novas Unidades de Saúde da Família, a reforma de 50 Unidades Básicas de Saúde e a ampliação e modernização do Hospital Municipal de Salvador. Na Assistência Social, destacam-se a criação de um novo Centro de Convivência Socioassistencial, um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma residência inclusiva para pessoas com deficiência e três novos restaurantes populares.

Além das áreas sociais, o PLDO prioriza obras importantes, como a Arena Esportiva Salvador Governador Antônio Balbino, na Boca do Rio, e o complexo Cidade da Música no Centro Histórico, além de intervenções de mobilidade urbana, construção e recuperação de pontes e viadutos, novas unidades habitacionais e obras de saneamento.

A transparência é um aspecto crucial do PLDO, com monitoramento e avaliação em audiências públicas quadrimestrais. O projeto inclui 17 quadros analíticos abordando metas de resultado primário e nominal, montante da dívida consolidada, renúncias de receitas, projeção atuarial do Regime Previdenciário e demonstrativos de riscos e providências.

A audiência de reforçou o compromisso da Prefeitura de Salvador com a transparência, a sustentabilidade fiscal e o desenvolvimento socioeconômico da cidade e contou com a participação de representantes da sociedade civil, da Câmara e da Prefeitura, incluindo o subsecretário da Casa Civil, Moyses Andrade, o assessor especial da Casa Civil, Valter Cairo, além de vereadores.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Reginaldo Ipê

Related posts

Lei que estabelece Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição em Salvador é sancionada

Fulvio Bahia

CCZ promove mais de 100 inspeções contra o Aedes em comunidades de matrizes africanas

Fulvio Bahia

Leo Prates defende a abertura de comissão especial para prevenção de desastres em reunião com líderes no Congresso

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais