Ação SocialAlimentaçãoBahiaCombate à FomeInclusão SocialPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Prefeitura inaugura mais dois Restaurantes Populares e chega a nove unidades distribuindo 4 mil refeições gratuitas por dia

A Prefeitura de Salvador segue avançando na distribuição de refeições para a população em situação de vulnerabilidade social: nesta sexta-feira (5), foram inauguradas mais duas unidades do Restaurante Popular Vida Nova, nos bairros de Mares e Valéria. Com isso, o município chega a nove equipamentos com capacidade de oferecer 4 mil refeições gratuitas por dia. As entregas tiveram a presença do prefeito Bruno Reis e de Júnior Magalhães, secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

O Restaurante Popular Vida Nova de Mares fica localizado na Rua Barão de Cotegipe, 192. Já o de Valéria está situado na Rua da Matriz, 2057. As novas unidades, que serão geridas pela Sempre, têm capacidade para distribuir 400 refeições gratuitas por dia, cada, em quantidade adequada e nutricionalmente balanceada. Os espaços vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, com atendimentos por ordem de chegada.

Bruno Reis destacou que garantir uma alimentação saudável é o primeiro passo para que a pessoa consiga sair da situação de vulnerabilidade social. “Quero mandar uma mensagem para vocês: a Prefeitura vai garantir a comida para as pessoas que mais precisam. E, ainda, qualificação profissional, intermediação de mão de obra, acesso à rede de assistência social e aos benefícios municipais. Porque o grande desafio do Brasil hoje é superar a pobreza, é dar condições para que as pessoas possam ter o seu ganha-pão”, afirmou.

As entregas são um marco para Salvador. Em apenas cinco meses, a capital baiana passou de dois restaurantes populares, em março, para nove em julho. Neste período, a Prefeitura inaugurou equipamentos em Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, São Cristóvão e, agora, Mares e Valéria. O bairro de Pernambués será o próximo contemplado. Somadas às unidades de Pau da Lima e São Tomé de Paripe, que já existiam, serão 10 espaços de distribuição de refeições gratuitas em diferentes áreas da cidade.

O prefeito lembrou que as localidades foram escolhidas de acordo com critérios técnicos de vulnerabilidade social, como índices de insegurança alimentar e de pobreza dos bairros. “Aqui em Mares, infelizmente, temos muitas pessoas em situação de rua, e algumas delas já estão ali, se alimentando de graça. Esse restaurante vai servir para matar a fome dessas pessoas, que agora terão o seu prato de cada dia. Esse equipamento não tem barreira de acesso: ninguém precisa pagar um real sequer para se alimentar”, disse.

Mais serviços – Assim como os demais restaurantes, as unidades fazem acolhimento e encaminhamento de famílias aos Centros de Referência de Atendimento Socioassistencial (Cras), a cursos de qualificação profissional e a outros serviços do município a fim de garantir a progressão social dos indivíduos. Além disso, terá um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para que as pessoas tenham acesso a benefícios do Governo Federal.

Titular da Sempre, Júnior Magalhães afirmou que o cuidado dos restaurantes Vida Nova é transversal. “Com essas entregas, a Prefeitura investe em múltiplas políticas públicas, e não apenas no social. Porque, quando o poder público oferece uma alimentação balanceada, nutritiva, em quantidade suficiente para combater a insegurança alimentar de forma diária, a gente contempla também cuidados com a saúde, dentre outros fatores. Enfim, é um trabalho que emociona e que não vemos igual por toda Salvador”, disse.

Camelódromo – Na visita a Valéria para a inauguração do Restaurante Popular, Bruno Reis também entregou o novo Camelódromo do bairro, bem ao lado do equipamento social. A estrutura agora conta com 77 barracas, estrutura metálica, 280 m² de cobertura com telha metálica termoacústica, pavimentação em concreto e iluminação em LED. O valor investido foi de R$200 mil, e os serviços, coordenados pela Secretaria de Ordem Pública (Semop).

“Essa obra é uma resposta direta às demandas da comunidade local por um espaço mais organizado e seguro para o comércio informal. Além de proporcionar uma melhor infraestrutura para os comerciantes, este equipamento também vai atrair mais clientes, impulsionando a economia local. Com isso, a Prefeitura de Salvador, por meio da Semop, reafirma seu compromisso em melhorar a infraestrutura da cidade e proporcionar melhores condições de trabalho para os ambulantes”, disse o secretário da pasta, Alexandre Tinoco.

Durante a inauguração, diversos comerciantes expressaram sua satisfação com a nova estrutura. Maria José, ambulante há mais de 10 anos em Valéria, destacou a importância do camelódromo para a sua atividade: “Agora temos um espaço digno para trabalhar. Isso vai melhorar muito a nossa vida e a dos nossos clientes”.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Valter Pontes

Related posts

Criminoso é flagrado na capital baiana com carro roubado e smartphone

Fulvio Bahia

Anderson Ninho defende o projeto CNH Social

Fulvio Bahia

Reunião discute avanços para o Departamento de Polícia Técnica

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais