BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúde

Prefeitura inicia construção do primeiro CREAS Modelo de Salvador no bairro de São Marcos

A Prefeitura de Salvador deu início nesta segunda-feira (5) à implantação do novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Marcos, que será o primeiro do tipo Modelo da capital baiana. A ordem de serviço foi assinada no local pelo prefeito Bruno Reis, autorizando um investimento de R$3,2 milhões para a construção do equipamento, que terá capacidade para atender até 400 famílias por mês e abranger pelo menos 20 bairros da cidade.

O Modelo é um novo padrão construtivo que a Prefeitura está aplicando aos equipamentos de assistência social do município, como os CREAS e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Isso significa que os espaços seguem uma planta específica, projetada para oferecer melhor infraestrutura de atendimento para a população e condições ideais de trabalho para os profissionais, com salas apropriadas para acolhimento emergencial, para psicólogos, para assistentes sociais e para cadastro no CadÚnico, entre outros serviços.

O prefeito Bruno Reis destacou o compromisso de adaptar toda a rede municipal. “Este é mais um equipamento importantíssimo que vamos implementar. Até o final destes quatro anos, todos os nossos equipamentos, sejam os CRAS, CREAS ou Centros Pop, estarão no padrão Modelo. Já entregamos o primeiro CRAS Modelo, em Valéria, e começamos as obras dos CRAS Modelo da Boca do Rio e de Narandiba. Agora, estamos iniciando o primeiro CREAS Modelo aqui, em São Marcos”, discursou no local da obra.

O prefeito ressaltou que, ao mesmo tempo em que resolve problemas do dia a dia, como as fortes chuvas que atingem a cidade, a gestão municipal tem hoje a capacidade de manter os investimentos mirando benefícios a longo prazo. “Esse é o grande desafio da gestão pública: ter a capacidade de dar respostas eficientes à população diante dos problemas diários da cidade, que não são poucos, mas sem perder, em nenhum momento, o foco no caminho aonde queremos chegar”, completou Bruno Reis.

Novos equipamentos – Segundo o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, a Prefeitura vai assinar em breve ordens de serviço para a construção de mais quatro CRAS Modelo, que vão se somar ao que já foi inaugurado, em Valéria, e aos da Boca do Rio e de Narandiba, que já estão em obras. Atualmente, Salvador possui sete CREAS em operação e 28 unidades de CRAS.

“A política da Prefeitura hoje é requalificar e melhorar a infraestrutura de atendimento de todos equipamentos da assistência social. Ou seja, um olhar diferenciado que a Prefeitura tem tido para esses espaços sócio-assistenciais, porque entendemos que a população em vulnerabilidade social merece um atendimento digno. Vamos entregar salas climatizadas, com acessibilidade total para pessoas com deficiência, para que todos sejam acolhidos com a qualidade e o respeito que essas pessoas merecem”, afirmou Júnior Magalhães.

O titular da Sempre também explicou a diferença entre os equipamentos: “O CRAS tem um acompanhamento prévio da população, no qual se busca prevenir a violação de direitos. Já o CREAS realiza um atendimento especializado, quando a violação de direitos já ocorreu e você precisa prestar todo um acolhimento psicológico e sócio-assistencial. Geralmente, atendendo à população em casos de violência ou de abuso. Ou seja, o CREAS atende a situações mais complexas que também chegam à rede de assistência social”, disse.

Fonte: Secom PMS
Foto: Betto Jr. / Secom PMS

Related posts

Inema fortalece gestão ambiental com posse do Conselho da APA Lago de Pedra do Cavalo

Fulvio Bahia

Juazeiro: Usina de oxigênio, tomógrafo e raio-x digital tornam UPA melhor equipada para atendimento à população

Fulvio Bahia

Vitória da Conquista: Prefeita Sheila Lemos, em reunião com a Via Bahia, cobra início das obras de duplicação da BR 116

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais