Prefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Prefeitura monta operação especial para eleição de conselheiros tutelares neste domingo (1º)

Este ano, a Prefeitura de Salvador estabeleceu a maior operação já realizada para eleição de conselheiros tutelares da capital baiana, com mobilização de cerca de 1.600 pessoas, entre servidores e terceirizados, atuando em colégios eleitorais neste domingo (1). Com o objetivo de oferecer suporte administrativo ao processo de escolha unificada para quadriênio 2024/2028, desde o início da semana, os envolvidos participam da preparação das urnas no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE- BA).

Durante a operação foi desenvolvido um sistema informatizado para consulta de eleitores e apuração via QR Code. O deslocamento das urnas e armazenamento no grupamento da Guarda Civil Municipal (GOE), distribuição e instalação das 430 urnas em 76 escolas municipais e estaduais e acompanhamento do processo de votação em tempo real, também fica a cargo da equipe.

A titular da pasta Fernanda Lordêlo sinalizou que o trabalho para a escolha dos conselheiros foi iniciado em maio. “Hoje, a população vai às urnas fazer essa importante escolha, mas iniciamos o processo desde o momento das inscrições. Durante o período realizamos as provas de saberes específicos e hoje vamos para escolha dos candidatos. É fundamental termos conselheiros comprometidos com a proteção integral das crianças e adolescentes da nossa cidade”, finalizou Lordêlo.

Todo cidadão maior de 16 anos, inscrito como eleitor em Salvador, tem direito a escolher até cinco candidatos, por meio do voto direto, secreto e facultativo. A eleição conta com a participação de 328 candidatos que ocuparão as vagas distribuídas entre os 24 Conselhos Tutelares de Salvador. Eles estão divididos por território e área de abrangência composta por um grupo de bairros e em cada sede do Conselho há cinco conselheiros e conselheiras vinculados.

A apuração acontece no mesmo dia, a partir das 18h, no Colégio Estadual Thales de Azevedo, no Costa Azul. Os candidatos e os eleitores também poderão acompanhar a apuração ao vivo no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A comissão para escolha dos conselheiros tutelares, que conta com representantes do governo municipal e de organizações da sociedade civil acompanhará a apuração e divulgará o resultado.

Fonte / Foto: ASCOM SMPJ

Related posts

Mulher de 59 anos é presa por tráfico pela segunda vez em 30 dias na capital baiana

Fulvio Bahia

Geraldo Júnior reforça defesa do meio ambiente e diz que não dá pra ficar com a cabeça no passado: “o mundo mudou”

Fulvio Bahia

Módulos de Saúde garantem assistência no Festival Virada Salvador 2024 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais