Mais de 2 mil servidores da Prefeitura de Salvador participaram, nesta quinta-feira (12), do 1º Grande Encontro de Lideranças, no Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio. Promovido pela Secretaria de Gestão (Semge), o evento teve como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelos colaboradores nos órgãos municipais, além de servir como um momento de capacitação sobre as melhores práticas no serviço público.
O prefeito Bruno Reis marcou presença na programação e trouxe um panorama da gestão dos últimos quatro anos, lembrando dos desafios impostos pela pandemia em 2021. “Nesse período, também tivemos que ter a capacidade de nos reinventar, de fazer e de tirar do papel mais boas ideias, bons projetos, de sermos ainda mais criativos do que nós já tínhamos sido até então”, disse.
Bruno Reis reforçou as conquistas obtidas pela administração municipal que se refletiram num volume de entregas e iniciativas em diversas áreas. “A cada 10 cidadãos de Salvador, hoje, oito aprovam o nosso trabalho. Portanto, nós estamos aqui, primeiro, para agradecer a todos vocês. Eu sempre disse, em diversas ocasiões, nesses últimos quatro anos: ninguém faz nada sozinho, tudo é time, tudo é grupo”, acrescentou.
O 1º Grande Encontro de Lideranças da PMS traz este ano um formato novo, unindo outros eventos que a Semge realizava em homenagem aos servidores. Na ocasião, 43 colaboradores foram certificados como destaques em seus respectivos órgãos de atuação.
A vice-prefeita Ana Paula Matos agradeceu aos profissionais pelos serviços prestados: “Continuem se preparando e agindo com honradez, com compromisso, mas sobretudo lembrem sempre que a mola mestra é o amor, é o acolhimento, é o cuidar. Sejamos servidores na mais pura essência da palavra, aquele que dá o seu melhor”, frisou.
Para o titular da Semge, Rodrigo Alves, a consolidação da capital baiana como referência nacional em excelência administrativa, com reconhecimentos em áreas como previdência, governança, finanças, educação e saúde, não seria possível sem o empenho dos servidores municipais.
“Salvador é campeã de prêmios entre as capitais no Brasil. Mas não existe como fazer isso só com ordem de comando, se não tiver bons servidores, servidores dedicados em cada uma dessas partes, em cada uma dessas secretarias. Então, esse tipo de evento é para que a gente possa circular histórias e para que cada um se estimule com as vitórias dos outros”, declarou.
O secretário chamou atenção ainda para a conclusão do Censo do Funcionalismo, realizado de forma inédita, entre outubro e novembro passado. A pesquisa vai rastrear e trazer um diagnóstico do serviço público de Salvador para que a gestão trace novas estratégias de valorização profissional.
Palestras – O 1º Grande Encontro de Lideranças da PMS também contou com duas palestras especiais. Uma delas foi com o professor e pesquisador Alexandre Pellaes, que abordou temas relacionados ao significado do trabalho, novos modelos de gestão, protagonismo, RH, liderança e futuro do trabalho. Ele foi eleito o melhor palestrante de 2024 pelo prêmio Top of Mind de RH.
A outra palestra foi conduzida pela idealizadora do movimento pela Produtividade Sustentável e do manifesto a favor da criação dos EPIs da saúde mental, Izabella Camargo. Autora do best-seller “Dá um tempo – Como encontrar limite em um mundo sem limites”, ela trouxe sua expertise nas questões ligadas a saúde mental.
Fonte: Secom
Foto: Valter Pontes/ Secom