Na última sexta-feira (16) a sanfona do forrozeiro Baio do Acordeon, dada a ele por Luiz Gonzaga em 1974, foi recuperada na cidade de Feira de Santana. O instrumento havia sido roubado do camarim do artista na última quarta-feira (14), durante um evento.
De acordo com as polícias Civil e Militar da região, o receptador do instrumento teria contratado um motoboy para “dar fim” em uma encomenda. O motoboy suspeitou do caso e decidiu entregar a um policial que conhecia, que reconheceu a sanfona. Em seguida, o agente, que não teve o nome divulgado, entregou a sanfona à polícia. O instrumento vai passar por perícia antes de ser devolvido ao forrozeiro.
Após ser identificado por imagens de câmeras de segurança, o suspeito foi localizado e conduzido até a Central de Flagrantes de Sobradinho. Em depoimento, o homem contou onde a sanfona estava guardada. Os suspeitos do furto foram encaminhados à delegacia, onde foram ouvidos e liberados, por não haver flagrante.
A sanfona foi um presente do rei do Baião dada a Baio do Acordeon ainda durante sua adolescência. Com grande valor histórico e sentimental, o instrumento possui 80 baixos, é de cor branca e conta com a frase “Oferta do Rei do Baião”, gravada em vermelho. O baiano chegou a se apresentar ao lado de Gonzagão anos depois.
Fonte: G1 | Foto: Reprodução TV Bahia