Meio AmbientePreservação Ambiental

Preservação e desenvolvimento sustentável de biomas brasileiros norteiam acordo BNDES e FAO

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) firmaram acordo de cooperação que visa o alcance de metas e objetivos compartilhados em relação à conservação e uso sustentável da Amazônia e de outros biomas brasileiros, como a Caatinga e o Cerrado. O termo foi celebrado pela diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, na última terça-feira (12), em Brasília.

O plano de trabalho contempla cinco áreas: produção de alimentos e bioeconomia; segurança alimentar e nutricional; recuperação ecológica e conservação da biodiversidade; mudanças climáticas, risco climático e descarbonização; e desenvolvimento de capacidades institucionais e de organizações sociais, promoção do conhecimento e aprimoramento de bancos de dados e estatísticas.

 “A parceria reforça o compromisso internacional do BNDES em ser indutor de uma agenda de desenvolvimento verde e inclusivo. Isso significa valorizar a megadiversidade e a riqueza sociocultural do país, por meio de bioeconomia, conservação e uso sustentável da sociobiodiversidade e promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes que garantam segurança alimentar a toda a população”, avaliou Tereza Campello.

Entre as atividades a serem desenvolvidas conjuntamente, está a mobilização de recursos para financiar projetos de inclusão econômica e social por meio da agricultura familiar – beneficiando pequenos produtores rurais, pescadores artesanais, dependentes da floresta, mulheres e jovens rurais, indígenas, negros e populações tradicionais. Destaque também para a identificação de soluções financeiras para apoiar mitigação de riscos e alterações climáticas, descarbonização da economia e promoção de sistemas agroalimentares.

O acordo tem duração de dois anos e prevê ainda a colaboração na formulação de políticas públicas; troca de experiências, informações e estudos entre as entidades; e cooperação com outras instituições que contribuam para a estrutura programática.

A FAO é uma agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para vencer a fome. Tem o objetivo de elevar os níveis de nutrição e padrões de vida das populações de seus países-membros, garantindo melhorias de eficiência na produção e distribuição de alimentos e produtos agrícolas e contribuindo para a expansão da economia mundial.

O BNDES, o banco de desenvolvimento do Brasil, é uma das maiores instituições desse tipo no mundo. Principal instrumento do Governo Federal para financiamentos de longo prazo, tem respondido, ao longo de 71 anos, a diferentes desafios. No contexto da transição justa para a economia de baixo carbono, assumiu o compromisso de apoiar a inclusão produtiva e promover empregos verdes e de baixa emissão.

Fonte: BNDES
Foto: Divulgação

Related posts

Número de beneficiados pelo programa IPTU Verde cresce 80% em 2023

Fulvio Bahia

Bruno Reis destaca ações da Prefeitura para mitigar efeitos das chuvas em Salvador

Fulvio Bahia

Acordo entre o Inema e o comitê de bacia do rio Paraguaçu fortalece sustentabilidade hídrica na região

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais