BrasilEsporteRacismoRacismoViolência

Presidente da CBF diz que mais um passo foi dado com a condenação dos agressores de Vinicius Jr

Torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão nesta segunda (10) após gritos racistas contra o jogador

presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse nesta segunda-feira (10) que a condenação de três torcedores do Valencia pela Justiça Espanhola por insultos contra Vinicius Junior mostra que mais um passo foi dado na luta contra o racismo.

Esta foi a primeira condenação por atos racistas nos tribunais criminais espanhóis. Além disso, os torcedores também estão proibidos de frequentar qualquer estádio de futebol na Espanha por dois anos. 

“A decisão é um começo, um caminho, e mostra a importância da pressão da sociedade para que as autoridades realmente se envolvam nesta luta contra o racismo. Foi uma punição que eu interpreto ainda como branda, mas os passos estão sendo dados de degrau em degrau”, afirmou o presidente da CBF, que está com a Seleção Brasileira nos Estados Unidos.


Ednaldo Rodrigues participa da reunião do Conselho da FifaEdnaldo Rodrigues participa da reunião do Conselho da Fifa
Créditos: Fifa

“O racismo não vai desaparecer da noite para o dia. Uma decisão deste porte nos deixa com mais força para continuar na luta. Os racistas precisam pelo menos ter medo a partir de agora de cometer um crime terrível como esse. A CBF foi a primeira entidade nacional a incluir penas desportistas por racismo e não vamos parar. Só quem sofreu com o racismo sabe o tamanho da dor”, acrescentou Ednaldo Rodrigues.

Primeiro negro e nordestino a ocupar o cargo, o presidente da CBF também integra o Conselho da Fifa e da Conmebol. Ao tomar posse na Fifa no ano passado, ele disse que a luta contra o racismo no futebol no planeta seria uma das suas prioridades.

Em maio, a Fifa anunciou um plano global contra o racismo. A entidade mundial adotou punição esportiva para casos de preconceito nas 211 países filiados.

No ano passado, a CBF acionou também o Ministério da Justiça, o Ministério das Relações Exteriores, a La Liga, a Federação Real Espanhola e o governo espanhol cobrando uma punição aos agressores do jogador brasileiro. 

O camisa 7 da Seleção Brasileira se posicionou no X, reforçando que não abaixará a cabeça e continuará lutando contra o racismo. Disse ainda que não é “vítima de racismo”, mas sim “algoz de racistas”.

O Real Madrid comunicou a decisão da Justiça Espanhola. Veja a nota emitida pelo clube:

O Real Madrid CF anuncia que o Tribunal de Instrução nº 10 de Valência emitiu hoje, segunda-feira, 10 de junho de 2024, uma sentença condenatória de acordo com os três jovens acusados ​​de insultar, com gritos e gestos racistas, o nosso jogador Vinicius Junior em partida da La Liga, realizada no dia 21 de maio de 2023 no estádio Mestalla entre o Valencia CF e o Real Madrid CF.

Os três acusados foram declarados culpados de crime contra a integridade moral de Vinicius Junior, agravado por terem agido com motivações racistas, e cada um deles foi condenado a oito meses de prisão e proibido de acessar estádios de futebol por um período de dois anos.

Os três acusados assumiram a sua responsabilidade criminal e tornaram pública uma carta de desculpas dirigida ao nosso jogador Vinicius Junior, ao Real Madrid CF e às restantes pessoas que se sentiram ofendidas pelo seu comportamento. Além de demonstrarem seu arrependimento, os três acusados ​​pedem em sua carta aos torcedores que sejam banidos das competições todos os vestígios de racismo e intolerância.

Esta é a primeira condenação por atos desta natureza proferida por tribunais criminais.

O Real Madrid, que neste processo juntou a acusação privada com Vinicius Junior, continuará a trabalhar para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do desporto.

CBF se solidariza com Vinicius Junior, vítima de mais um ato de racismoVinicius Jr. em ação pela Seleção Brasileira
Créditos: Joilson Marconne/CBF

Fonte: CBF
Foto: Divulgação CBF

Related posts

Surf: Sophia Gonçalves e Lucas Vicente vencem o CBSurf Pena Pro Baía Formosa no Rio Grande do Norte

Fulvio Bahia

Seleção feminina de Polo Aquático vence Argentina e conquista Pan-Americano Sub-19 pela primeira vez

Fulvio Bahia

Atletismo: Lissandra Campos e Arnovis Dalmero são atrações no GP Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais