No lançamento da primeira edição da Expofavela Inovation Bahia, realizada nesta terça-feira (22), no Parque Shopping, em Lauro de Freitas, o presidente da Central Única das Favelas na Bahia (CUFA-Ba), Márcio Lima, destacou o papel do Programa Bahia Sem Fome (BSF) no combate à insegurança alimentar nos centros urbanos.
Segundo ele, o Bahia Sem Fome chegou num momento muito oportuno, sobretudo para aquelas pessoas que vivem em comunidades, uma vez que a fome na Bahia está mais presente nas áreas pobres das cidades. “O Governo do Estado assumiu a liderança desse papel de combate à fome. Nós esperamos um dia não precisar de campanhas como essa, mas elas ainda são necessárias”, disse o presidente da CUFA-Ba.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior frisou que o Executivo estadual é um parceiro da CUFA nas suas ações sociais. Ele disse, ainda, que é necessário levar para a sociedade o trabalho desenvolvido pela CUFA e estabelecer políticas públicas de combate à pobreza. “Nada funciona sem as políticas públicas. Hoje, o Brasil tem 33 milhões de pessoas em insegurança alimentar e para essas pessoas é muito difícil acordar sem saber se terão direito à alimentação”, disse.
O coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, destacou que o governador Jerônimo Rodrigues determinou que o Programa se aproxime de organizações como a CUFA, que desenvolvem um trabalho extraordinário de geração de renda e valorização social, não apenas na Bahia, como em todo o Brasil.
Expofavela
A Expofavela é um evento realizado pela CUFA, Favela Holdins e Projeto Resgaty, que une cultura, gastronomia, moda e empreendedorismo. Além de uma feira de negócios, o evento viabiliza encontros com investidores interessados em impulsionar negócios gestados nas favelas, promove mentorias, palestras, rodadas de negócios, shows e muito mais.
A edição baiana acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, com o apoio do Governo do Estado, no galpão ao lado do Parque Shopping, em Lauro de Freitas. O evento conta com a curadoria da Escola de Negócios da Favela e terá diversas ações de ativação dos negócios selecionados. Ao todo, 100 expositores vão participar do encontro, sendo 50 startups. Dessas, 10 serão escolhidas para a feira nacional, que acontece de 1º a 3 de dezembro, em São Paulo.
Estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Sergipe e Piauí já receberam o evento. Em 2024, haverá uma edição internacional da feira, na cidade de Paris.
“A Expofavela virou um grande polo de tecnologia, onde temos jovens que trabalham com startups, metaverso e desenvolvem diversas ações empreendedoras”, afirmou Márcio Lima.
Fonte: Ascom/BSF
Foto: Adriel Francisco