Além de dinheiro e hóstias, vários objetos de prata também foram levados
A Igreja Nossa Senhora da Ajuda, que foi a primeira Catedral do Brasil e fica localizada no Centro Histórico de Salvador, foi invadida e teve vários pertences furtados na madrugada do último domingo (14). O caso está sob investigação da Polícia Civil.
De acordo com a Arquidiocese, além de hóstias consagradas, 30 camisas do Senhor Bom Jesus dos Passos e R$150,00 em espécie, também foram levados vários objetos de prata. São eles: quatro castiçais grandes, dois castiçais pequenos, três vasos grandes, três vasos pequenos e um vaso tulipa.
Segundo informações apuradas pela TV Bahia, apenas um homem foi filmado entrando na igreja pelas câmeras de segurança do local. Ele arrombou uma porta de madeira para ter acesso ao interior do imóvel e também o sacrário, onde estavam as hóstias.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial, onde também foi solicitado o Exame Pericial de Danos Materiais. Ainda não há detalhes sobre a identidade do suspeito e nem sobre o que foi feito com o material levado.
Em nota, a Arquidiocese informou que será realizado um Ato de Desagravo, para reparar a invasão. A data será informada a todos os fiéis nos próximos dias.
A Igreja Nossa Senhora da Ajuda fica na Praça da Sé e foi criada em 1552. Na época, ela funcionou provisoriamente como Catedral, e, por isso, ficou na história como a primeira do Brasil.
Fonte: iBahia | Fotos: Reprodução Redes Sociais