ArteBahiaCulturaLiteraturaSalvador

Primeira da América Latina, Biblioteca Central do Estado da Bahia celebra 213 anos com programação cultural

Fundada em 13 de maio de 1811, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), é a primeira Biblioteca pública do Brasil  e da América Latina.  Em comemoração, a bicentenária reserva uma grade de programação diversificada, que reúne parceiros ao longo dos últimos anos.  

O evento comemorativo para marcar esta data tão importante tem início no dia 13 de maio, a partir das 8h30, com apresentação da Camerata Quadro Solar da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA); Falas institucionais; Palestra magna: 213 anos da 1ª Biblioteca Pública da Bahia: a narrativa de um patrimônio cultural com muita história para contar, com a participação da Professora Dra. Ivana Lins (ICI/UFBA); Apresentação da Cia de Teatro da Polícia Militar com o espetáculo África: Um Conto Cantado; Leitura do Cordel para a Biblioteca Central, do escritor, poeta e professor, Luciano Ferreira, do município de Coração de Maria.

Ilustração: Ascom/FPC

Na mesma data (13 de maio), acontece a abertura da Exposição: 213 anos da Biblioteca Central: muitas histórias pra contar, no Shopping Piedade (Piso L3), às 17h.

O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, destaca a importância da celebração e fala sobre a dinamização da programação da Biblioteca Central do Estado da Bahia, para a garantia do seu papel social.

“Celebramos com felicidade os 213 anos da BCEB, que é um verdadeiro palácio do livro. A cada dia conseguimos dinamizar e democratizar mais a programação e o acesso a esse importante equipamento. Recebemos ações de capoeira, das mais diversas manifestações da cultura popular, realizamos formações para bibliotecários, gestores da cultura. Com isso, a Biblioteca dos Barris segue cumprindo seu papel social de trazer a sociedade para acessar nosso rico acervo, mas também para formação e usufruir de uma programação diversificada”, finalizou.

Ilustração: Ascom/FPC

A BCEB funciona de Segunda a Sexta-feira, das 08:30h às 19h / Sábado de 08h às 12h, e possui um vasto acervo que abriga uma diversidade de serviços que vão desde o setor especializado a pessoas cegas e de baixa visão, Documentação Baiana, Obras Raras e Valiosas, Periódicos e para o público infantojuvenil.

III Edição do Projeto OSBArris

Nesta III Edição, o projeto homenageia a Biblioteca Central do Estado da Bahia com um concerto especial da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), sob a regência do Maestro Carlos Prazeres. O evento será dia 19 de maio, às 17h, no Quadrilátero da BCEB. A entrada será 1 kg de alimento não perecível para o Projeto Bahia sem Fome.

Serviço

Biblioteca Central do Estado da Bahia celebra 213 anos com programação cultural
Quando: 13 de maio e 19 de maio
Onde: Biblioteca Central – R. General Labatut, n 27,Barris
Shopping Piedade (Piso L3)

Fonte: Ascom/FPC
Foto: Divulgação

Related posts

Luís Eduardo Magalhães: Hospital Municipal tem previsão de 90 dias para recebimento de equipamentos

Fulvio Bahia

Dia das Mães movimenta Mercado das Flores no Largo Dois de Julho

Fulvio Bahia

Colégio da Polícia Militar e Creche tem inscrições abertas nesta quarta-feira (3)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais