Apresentação contará com a participação dos cantores Claudia Cunha e Zé Ibarra.
Considerada uma das maiores vozes da música brasileira, Gal Costa será homenageada na quinta edição do “Baile Concerto da OSBA”, da Orquestra Sinfônica da Bahia, que acontece no dia 11 de fevereiro (sábado), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). Inicialmente agendado para a Sala Principal do TCA, para o qual estava com ingressos esgotados em poucas horas de vendas, o evento foi transferido de espaço após o incêndio ocorrido no prédio principal do Complexo no último dia 25 de janeiro, garantindo assim a sua realização neste ano e para um público ainda maior.
Três mil novos ingressos estarão à venda a partir das 14h desta sexta-feira, 3 de fevereiro, por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), na bilheteria do TCA e na plataforma on-line Sympla. Sob regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação contará com a participação dos cantores Claudia Cunha e Zé Ibarra.
As entradas adquiridas para a apresentação que seria realizada na Sala Principal do TCA poderão ser utilizadas para ter acesso ao evento, agora na Concha Acústica. Quem preferir reembolso do valor pode solicitar à Sympla, até a data do concerto, preenchendo o formulário disponível em https://bit.ly/formulario-sympla; se a compra foi em dinheiro na bilheteria física, será necessário comparecer ao local.
O tema do “Baile Concerto” deste ano é “Balancê, O Carnaval de Gal”, que faz referência à marchinha “Balancê”, do compositor Braguinha (1907-2006), lançada por Carmen Miranda (1909-1955) em 1936, que foi uma das primeiras regravações de Gal Costa que serviu de trilha sonora para o Carnaval brasileiro pré-axémusic.
Anos depois, Gal Costa lançou o aclamado disco “O Carnaval de Gal” (1984), que trouxe, além de “Balancê”, as músicas “O Bater do Tambor” e “Massa Real”, de Caetano Veloso; “Pegando Fogo”, de Francisco Mattoso e J. M. Abreu; “Festa do Interior” e “Bloco do Prazer”, de Moraes Moreira, canções que serão interpretadas pela OSBA no “Baile Concerto”.
O “Baile Concerto” teve início em 2018 e tem como premissa realizar um verdadeiro baile carnavalesco. A mais recente edição aconteceu em 2022, na Concha Acústica do TCA, quando foram celebrados os 75 anos de nascimento de Moraes Moreira, que infelizmente faleceu em 2020, e os 50 anos do disco “Acabou Chorare” (1972), do Novos Baianos.
SOBRE A OSBA: Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
SEGURANÇA: A estrutura da Concha Acústica do TCA não foi atingida pelo incêndio, garantindo a utilização do equipamento sem quaisquer impedimentos.
11/FEV – BAILE CONCERTO | BALANCÊ, O CARNAVAL DE GAL
Horário: 19h
Local: Concha Acústica do TCA
Regente: Carlos Prazeres
Convidados: Cláudia Cunha e Zé Ibarra
Roteiro e Direção cênica: Gil Vicente Tavares
Ingressos: Bilheteria do TCA e plataforma on-line Sympla
Valores: 40 (inteira) e 20 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Fonte: ASCOM TCA
Foto: Fernando Gomes