No último domingo (15), Vitória da Conquista, na região sudoeste, foi a primeira parada do Festival SouJuvs no interior baiano. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), que é vinculada à Secretaria Relações Institucionais (Serin), promove uma série de apresentações artísticas e culturais em diversas regiões, destacando a diversidade cultural e a história da Bahia.
O tema desta primeira edição foi “Independência da Bahia”. No palco montado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, se apresentaram diversas atrações musicais, conhecidas pelo público local, como DJ Afrolatina, Roça Sound, Pipa, Supremo MC e Grupo Vozes do Beco.
“Eu acho que a juventude na Bahia tem recepcionado muito bem as ações, o programa, tudo que o governo tem construído com um olhar muito específico. Então, isso aqui é o resultado de um processo, de um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues para garantir que a gente possa fazer o presente e ver o futuro que a gente quer para a juventude da Bahia”, destacou coordenador do Cojuve, Nivaldo Millet.
Para a articuladora cultural do Grupo Vozes do Beco, Laiz Gonçalves, foi uma grande emoção participar do festival. “Não tenho nem palavras para descrever. Um momento único que a gente viveu, de estar mostrando nosso trabalho, da nossa comunidade para esses jovens e, assim, empoderando também, dizendo que a gente pode, que a gente deve ocupar, sim, esses espaços que são nossos também”, comemorou Laiz. Com moradores da comunidade Vó Dola, o primeiro quilombo urbano de Vitória da Conquista, o Vozes do Beco animou o público com repertório de músicas autorais.
O casal Rian Oliveira e Carla Souza estavam atentos, curtindo as apresentações.“Está muito legal. A gente precisa desse incentivo para a cultura. A gente precisa desse resgate para as pessoas que representam a cidade, que fazem um papel importante para a sociedade”, afirmou Rian. “Adorei, adorei. As Negras do Beco de Vó Dola, elas se apresentam culturalmente, economicamente, socialmente, com papéis muito importantes para a sociedade”, completou Carla.
O SouJuvs é um movimento de multilinguagens e programação com diversas atividades formativas e interativas, com o objetivo de fortalecer e ampliar a visibilidade de ações promovidas pelo governo baiano para a juventude. O artista Lans Chosen produziu grafites, com imagens de Maria Felipa e Maria Quitéria, duas importantes mulheres que lutaram pela Independência da Bahia.
“Hoje é muito importante, pois é o dia da democracia, e a democracia sem a juventude, não faz sentido. A Seades tem como primazia envolver toda a juventude, seja ela no contexto de vulnerabilidade social, assim como na segurança alimentar. Todos os nossos programas beneficiam a juventude para integrá-la”, pontuou o titular da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), José Leal.
Próximas paradas
Após Vitória da Conquista, será realizada uma série de edições do SouJuvs em outras cidades. Para os próximos encontros, as atrações ainda estão em definição, mas as datas já estão estabelecidas. No dia 20 de setembro, Barreiras receberá o mesmo formato de evento, com foco no tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. Depois será a vez de Ilhéus sediar o festival. No dia 22, o tema abordado será “Os Donos da Terra”.
Já em Camaçari, no dia 27 de setembro, vai ser discutida a “Revolta dos Búzios”. O último espetáculo será realizado em Feira de Santana, no dia 29 de setembro, com o tema “Valorização Ancestral através dos Blocos Afros”.