BahiaFiscalização

Procon-Ba participa de Operação ‘Farmácia Legal’

O combate ao comércio ilegal de medicamentos controlados é o alvo da Operação ‘Farmácia Legal’, deflagrada nesta segunda-feira (20), em Salvador. A ação, que tem como objetivo fiscalizar as farmácias e fazer o cadastramento dos estabelecimentos junto à Polícia Civil da Bahia (PCBA), conta com a participação da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba). Trata-se de uma operação conjunta, que envolve vários órgãos.

A Operação ‘Farmácia Legal’ foi proposta pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) e é capitaneada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC). A intenção é tirar de circulação medicamentos acondicionados de forma incorreta, conforme a portaria 344 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto: Divulgação/ Ascom SJDH

O Procon-Ba, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), atua na operação verificando o cumprimento das normas do direito do consumidor. “A ação tem como objetivo vistoriar esses estabelecimentos comerciais, identificando a existência de irregularidades que possam interferir na saúde física e psicológica da população. É imprescindível que as farmácias comercializem seus medicamentos, conforme as normas do Código de Defesa do Consumidor”, destacou o superintendente do Pocon-Ba, Tiago Venâncio.

Segundo a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados da Polícia Civil, durante a diligência, foram apreendidas 1.495 unidades de medicamentos farmacêuticos controlados vendidos sem receita e sem a autorização da Anvisa. Dentre os produtos, estão diversos antibióticos e medicamentos tarja preta como o clonazepam. Os investigados serão ouvidos para procedimento no decorrer das investigações.

Integram a Operação ‘Farmácia Legal’, pela Polícia Civil, equipes do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco); do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom); da Delegacia do Consumidor (Decon); do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC); do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico  (Denarc); e do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA). Os Conselhos Regional de Farmácia (CRF): e o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado da Bahia (CORE); além de técnicos da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz_BA); do Procon-Ba; e da Anvisa.

Fonte: Ascom/SJDH
Foto: Divulgação SJDH

Related posts

Jerônimo Rodrigues revela ter ingressado com ação contra ACM Neto por associar PT ao tráfico: “Como fez de forma irresponsável, ele vai ter que responder”

Fulvio Bahia

Concurso literário “A Cidade Somos Nós” inicia inscrições em setembro 

Fulvio Bahia

Lei que veda contratação de condenados por racismo é sancionada pelo governador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais