Fiscalização busca coibir irregularidades no comércio local
É sempre bom presentear quem se ama. Mas é melhor ainda, fazer isso sem transtornos ou arrependimentos após o investimento, correto? Para evitar constrangimentos nas compras de presentes para os pais, o Procon-BA iniciou ontem (31), e segue até o 9 de agosto, a ‘Operação Dia dos Pais 2024’. Com a ação do órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH objetiva preservar os direitos dos consumidores e das consumidoras na aquisição de produtos relacionados à data.
A iniciativa é motivada pelo aquecimento do consumo de determinados produtos no período que antecede o Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto. De acordo com o diretor de Fiscalização do Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor), Iratan Vilas Boas, o objetivo é evitar prejuízos provenientes de infrações. Na fiscalização, são observadas, dentre outras, práticas abusivas como ausência de preço nos produtos ofertados, e comércio de bens com prazo de validade vencido.
O Procon alerta as/os consumidoras/es sobre os cuidados que devem ter ao efetuarem compras virtuais. Ele aconselha a optarem pela compra em lojas físicas, com reputação reconhecida, devidamente identificadas com CNPJ e endereço físico. O diretor sugere ainda, que as pessoas consultem previamente as políticas de trocas dos fornecedores nas lojas, antes mesmo de efetuarem suas compras.
Fonte: Ascom/SJDH
Foto: Divulgação