Agricultura FamiliarBahiaCapacitaçãoEconomiaGoverno do EstadoMunicípios

Produção de milho não-transgênico na Bahia garante sabor e tradição no São João

Previsão de colheita de 600 toneladas e um aumento de 20% na receita neste ano.

Com a chegada do mês de junho, a atmosfera junina toma conta da Bahia, e um ingrediente que não pode faltar nessa festa é o milho. E para garantir a qualidade e o sabor dos pratos típicos, tem sido fundamental a parceria entre a Cooperativa de Produtores e Apoio à Agricultura Familiar e Economia Solidária (Copirecê) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A Copirecê, apoiada pela CAR, tem recebido investimentos que vão desde a base produtiva, agroindustrialização, até a comercialização dos produtos derivados do milho. Isso significa que, neste São João, é possível encontrar uma variedade de derivados do milho não transgênico, tanto no interior do estado quanto na capital.

A colheita do milho por lá está chegando ao fim e para a cooperativa, as expectativas são as melhores. No ano passado foi um verdadeiro sucesso, com 480 toneladas de milho colhidas por agricultores ligados à Copirecê. O resultado? Um faturamento expressivo de R$ 4,7 milhões, o maior registrado nos últimos 10 anos. E as expectativas para este ano são ainda melhores, com previsão de colher 600 toneladas e um aumento de 20% na receita.

Francisco Nogueira é um dos agricultores ligados à Copirecê e beneficiado com os investimentos da CAR.  “Foram equipamentos e assistência técnica que chegaram para ajudar na produção de um milho de qualidade. Há 5 anos, que com a chegada do projeto Bahia Produtiva, a gente vem melhorando a qualidade do nosso milho, com a variedade Gorutuba, que tem ciclo melhor”.

O resultado dessa colheita é uma verdadeira festa para os agricultores e para o cardápio junino, com pratos típicos como canjica, pamonha, mungunzá e muitas outras delícias, tudo feito com o milho de altíssima qualidade produzido pelos agricultores da Copirecê. Cada mordida é um verdadeiro deleite para o paladar, exaltando os sabores autênticos e tradicionais do São João baiano.

Ao optar pelos produtos derivados do milho da Copirecê, além de se deliciar com essas iguarias, o consumidor também contribui para o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades rurais. É uma maneira de celebrar a cultura e preservar as tradições, ao mesmo tempo em que se saboreia o melhor que a Bahia tem a oferecer.

Em Salvador, os produtos como Flocão Puro Milho, Mingau de Milho, Canjiquinha e Mugunzá podem ser encontrados no Empório da Agricultura Familiar, localizado no Mercado do Rio Vermelho, e em diversos estabelecimentos comerciais.

Mais parceria, mais resultados

A Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Caldeirão, localizada em Araci, é mais uma organização produtiva que tem comemorado sua parceria com a CAR. Por meio do Bahia Produtiva, está sendo construída uma unidade de beneficiamento de milho na região.

Graças à assistência técnica e extensão rural fornecida às famílias agricultoras que cultivam milho, a produção aumentou em 20%. Com a conclusão da agroindústria, a expectativa é que esse crescimento seja ainda maior.

Rivaildo Santos, presidente da associação, ressalta que a comunidade sempre trabalhou com milho, e há 26 anos havia uma unidade de beneficiamento construída. No entanto, a unidade estava ultrapassada e defasada, e os produtores estavam desmotivados. Com o apoio da CAR, eles passaram a ter uma visão mais ampla do negócio e conseguiram aumentar a produtividade. Além disso, com a nova unidade de beneficiamento, poderão expandir a variedade de produtos oferecidos, incluindo Creme de Milho, Mugunzá, Flocão, Xerém de Milho e Ração animal.

Fonte / Foto: Ascom/CAR

Related posts

Confira as vagas do SIMM para esta segunda-feira (24)

Fulvio Bahia

ALBA: Comissão de Direitos Humanos promove debate sobre índices de violência na Bahia

Fulvio Bahia

CDL Salvador espera crescimento de 5% no Dia dos Pais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais