BahiaCriançaPrefeitura Municipal de SalvadorRacismoViolência

Profissionais da Saúde e da Educação participam de curso sobre primeira infância antirracista

Profissionais das áreas da Saúde e da Educação de Salvador participam, até esta quarta-feira (12), do curso Primeira Infância Antirracista, na sede da Organização do Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade. A atividade é promovida em parceria pelas secretarias municipais de Educação (Smed), de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Saúde (SMS), além do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi) da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e Unicef.

O primeiro dia da capacitação, ocorrida na terça-feira (11), foi voltada para cerca de 200 educadores da rede municipal de ensino – nesta quarta, é a vez dos agentes comunitários de saúde. A ação é dividida em dois momentos, sendo que, no período da manhã, são realizadas palestras e, à tarde, há uma discussão em grupos, onde cada um abordou a temática dos impactos do racismo na primeira infância.

A coordenadora de Educação Infantil da Smed, Karla Chaves, declarou que estão sendo revisados os materiais dos professores, crianças e família em uma perspectiva afro centrada e antirracista. “Já incluímos a temática de discussão desse pertencimento e dessa ancestralidade desde os bebês até as crianças maiores”, pontuou.

Entre as ideias apresentadas pelos grupos foi promover o orgulho da criança quanto à aparência étnica e apresentar heróis e figuras negras para a juventude desde o começo do aprendizado. Outra proposta foi falar da cultura negra no contexto cristão, expressando também a liberdade religiosa.

“O evento está maravilhoso, foi organizado com muito carinho, trouxemos palestrantes qualificados para dar fortalecimento a essa pauta que é tão importante para a primeira infância”, declarou a coordenadora de Transversalidade da Smed, Gilmara Santos.

A coordenadora pedagógica da rede municipal, Edilene Fonseca, ressaltou que a maioria do público atendido é composto por crianças negras. “Então, fico muito feliz pela iniciativa da Unicef, junto com a Prefeitura, para disparar essa pauta e que a gente efetivamente consiga praticar e empreender boas práticas para segurar uma infância bem vivida e protegida dessas atitudes racistas”, disse.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Governo do Estado promove ação de combate contra a intolerância religiosa na festa de Iemanjá nesta sexta (2)

Fulvio Bahia

Salvador terá evento náutico em novembro com expectativa de receber 10 mil visitantes

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador prioriza campanha eleitoral em detrimento da segurança no Carnaval

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais