CapacitaçãoCinemaPrefeitura Municipal de SalvadorSaúde

Profissionais de saúde participam de pré-estreia de filme sobre saúde ocular neste sábado (29) 

Após a exibição da obra, acontecerá uma roda de conversa entre a plateia, elenco, instituições e médicos para abordar a importância da arte como instrumento facilitador de temas relevantes na saúde pública.

Com enredo sobre a Doença Ocular da Tireoide (DOT), o filme “Atrás dos meus olhos” terá a pré-estreia realizada neste sábado (29), no Candyall Ghetto Square, no Candeal, às 17h. A iniciativa do Instituto Renascimento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e está aberta a funcionários e servidores da área da saúde municipal, além de familiares. A reserva de ingressos está disponível no link http:// bit.ly/ ExibicaoDOTSalvador23 . 

Após a exibição da obra, acontecerá uma roda de conversa entre a plateia, elenco, instituições e médicos para abordar a importância da arte como instrumento facilitador de temas relevantes na saúde pública, como a DOT, bem como para esclarecer dúvidas sobre a doença.   

O filme conta a história de Celina, uma fotógrafa conceituada que viaja pelo mundo registrando com um olhar poético, a realidade da vida periférica, cuja última viagem foi ao tradicional bairro do Candeal, em Salvador. “Realizar uma exibição na comunidade é um pequeno gesto de gratidão ao apoio para essas filmagens. E claro, é para que essa história alcance o coração das pessoas e que possa ajudar quem busca por essas informações, por estar passando pela mesma caminhada”, explica a idealizadora do projeto, Kely Nascimento. 

Ela destaca, ainda, que o elenco tem a participação de duas pacientes com Doença Ocular da Tireoide, expondo a realidade de quem vive com a doença para encorajar outras pessoas a buscarem ajuda, já a figuração foi composta por refugiados de guerra, pacientes com doença rara e transplantados. A obra conta com audiodescrição, permitindo também o acesso da obra para pessoas total ou parcialmente cegas. 

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca a importância do contato dos profissionais na saúde com o tema, especialmente por meio cultural. “Estamos dando apoio institucional para essa iniciativa que é extremamente importante na compreensão da DOT, para que, através da linguagem cinematográfica, possamos nos manter informados e atentos, além de disseminarmos essas informações e orientações entre nós que atuamos na SMS, bem como para os assistidos no âmbito municipal do SUS”.  

Coordenadora da Atenção Especializada da SMS, Flora Oliveira, reforça que é muito importante o aprendizado de todos que atuam no SUS acerca de doenças raras como a DOT. “Essa é uma oportunidade única e especial, já que os conhecimentos serão repassados através de um filme, feito com todo cuidado e aparato para facilitar essa compreensão”, reitera. 

História – Em seu dia a dia Celina começa a ter dificuldades para enxergar. Vai a vários médicos, mas sem conseguir um diagnóstico conclusivo fica difícil seguir com seu trabalho. Após muitas tentativas, o diagnóstico finalmente é concluído. Celina tem uma doença rara chamada Doença Ocular da Tireoide, que é pouco conhecida mesmo por profissionais da saúde.  

Iniciado o tratamento, ela retoma seu trabalho, seus sonhos e decide iniciar um projeto para ajudar outras pessoas que nem imaginam a existência dessa doença, mas precisa da mesma ajuda que ela precisou. 

Fonte / Imagem: SECOM SMS

Related posts

Maio Vermelho: avaliações bucais de rotina podem prevenir câncer de boca

Fulvio Bahia

Cerca de 500 mulheres atendidas durante triagem para mutirão de gigantomastia

Fulvio Bahia

Programa Manuel Querino abre as portas do mercado de trabalho para cerca de 20 mil baianos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais