Ação SocialAlimentaçãoBahiaGoverno do Estado

Programa Bahia Sem Fome realiza seminário virtual para mobilizar municípios no combate à fome

Será realizado nesta quarta-feira (19), a partir das 14h, o primeiro Seminário virtual ‘Sisan nos municípios da Bahia’, com o objetivo de mobilizar as cidades do interior do estado para as Conferências Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional que serão realizadas ao longo do ano.

“Estamos convidando um conjunto de atores da sociedade civil e do poder público dos municípios para participarem desse seminário virtual e conheçam as diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, explica Jainei Cardoso, secretária executiva do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN) na Bahia. “A implementação do Sisan como estratégia de enfrentamento no âmbito local vai contribuir para a participação mais intensa de cada município nesse combate à fome”, acrescenta.

Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, edição deste final de semana, já faz a convocação para a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá entre 17 e 19 de outubro, com o tema “Superação da fome e construção da soberania alimentar com direitos e participação social”.

Além da participação do GGSAN, o seminário desta quarta-feira contará com a participação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea) e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do estado, que atuarão em conjunto coordenando as etapas territoriais.

Para acessar o seminário, basta acompanhar pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=aLFHFtGmMcs

Sobre o Sisan

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) foi instituído em 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006). Desde a criação, avanços legais e institucionais têm garantido a sua construção como estrutura responsável pela implementação e gestão participativa da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos âmbitos federal, estadual e municipal. Essa construção se dá de forma paulatina, num trabalho contínuo de dedicação, articulação e priorização política dos setores envolvidos.

Atualmente, o Sisan é composto por uma Câmara Interministerial (ou intersetorial) de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), na esfera federal, estadual e municipal e por Conselhos de Segurança Alimentar estaduais e municipais.

Todas os estados e o Distrito Federal aderiram ao sistema e criaram Câmaras Estaduais e Distrital. Parte delas já elaborou seus planos estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional e as outras estão em diferentes fases de elaboração. Mais de 450 municípios também aderiram ao Sisan.

As ações do sistema vão desde o apoio à produção até a comercialização, a distribuição e a promoção do consumo de alimentos adequados e saudáveis como forma de garantir a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e o combate a todas as formas de má nutrição e/ou de desperdício de alimentos.

Fonte: Ascom/Bahia Sem Fome
foto: Antônio Queirós | GOVBA

Related posts

SEC inicia o Março Mulher com atividades voltadas à saúde e ao bem-estar emocional

Fulvio Bahia

Jerônimo prestigia festejos juninos pelo interior do estado, até segunda-feira (24)

Fulvio Bahia

Bahia sem Fogo: consulta Pública recebe contribuições até sexta (29)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais