Ação SocialBahiaDrogasInclusão SocialSaúde

Programa Corra pro Abraço completa 10 anos de existência neste sábado (22)

Neste sábado (22), o Corra pro Abraço, programa vinculado à Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), completa 10 anos de existência. Em atividade desde 2013, o programa tem atuado para garantir direitos e cuidados integrais a pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas e se encontram em situação de rua, estão em conflito com a Lei ou em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema.

Baseado nas estratégias de redução de danos e na arte-educação, o Programa aproxima seus beneficiários de políticas públicas que, por conta de estigmas e desigualdades sociais, parecem inacessíveis ou de difícil acesso a esse público, prioritariamente serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça.

Em 10 anos de atuação em Salvador, o Corra pro Abraço prestou 228.570 atendimentos, com 26.097 beneficiários, segundo dados do Programa colhidos até maio de 2022. Neste período, o programa promoveu 1.709 capacitações à rede de atenção psicossocial. Foram 115 cursos profissionalizantes para beneficiários do programa, com 2.598 participantes, além de 203 saídas culturais.

Ao todo, o programa realizou 23.270 encaminhamentos para diversos serviços e políticas públicas, como Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), habitação, inserção e capacitação profissional, acesso a bens culturais, práticas esportivas e emissão de documentos.

Com investimento de R$13,3 milhões, o programa foi ampliado em 2023 e agora, além de Salvador, tem unidades em Feira de Santana e Vitória da Conquista. Ao todo, são três equipamentos em funcionamento no estado que atuam na promoção da cidadania e garantia de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema. A expectativa é que a iniciativa seja instalada em mais municípios baianos até 2024.

Centro de Referência em Redução de Danos

Em 2023, o programa inaugurou o Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua Maria Lúcia Pereira, em Salvador, espaço que leva o nome da líder e coordenadora do Movimento Nacional População de Rua, Maria Lúcia Pereira, falecida em 2018.

Com atividades de demanda aberta e abrangência estadual, o equipamento presta atendimento a populações vulnerabilizadas, como pessoas em situação de rua e\ou afetadas por problemas relacionados ao uso abusivo de drogas, bem como pessoas em conflito com a lei que necessitam de orientação jurídica.

Corra pro Abraço Juventude

As ações do Corra pro Abraço Juventude tem como público prioritário jovens em situação de risco, de 15 a 29 anos, que vivem em territórios marcados pela violência. As atividades têm como ferramenta metodológica a educomunicação, associadas a uma formação política e para redução de riscos e danos associados ao consumo de drogas.

Em paralelo a realização destas atividades são trabalhados o fortalecimento de vínculos com familiares e a comunidade, a elaboração de projetos de vida e o acompanhamento de demandas psicossociais.

Observatório Baiano de Políticas sobre Drogas

O Observatório Baiano de Políticas sobre Drogas é um dispositivo, no âmbito do programa Corra pro Abraço, que tem como objetivo conhecer, ampliar, e divulgar as estatísticas do uso de drogas em municípios baianos, subsidiando a formulação e implementação de políticas sobre drogas no estado da Bahia.

O equipamento trata de estratégias de prevenção, tratamento, reinserção social e redução de riscos e danos para pessoas que fazem uso abusivo de drogas e seus familiares, além de dados referentes à população em situação de rua de diferentes regiões do estado.

Audiência de custodias

Em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o Corra pro Abraço acompanha também pessoas custodiadas em contexto de vulnerabilidade social que passam por audiências de custódia. O objetivo é instruir e educar custodiados e familiares sobre seus direitos e sobre a complexa trama do universo jurídico.

Fonte: Ascom/Seades
Foto: Jonas Santos/Ascom Seades

Related posts

Uma em cada três mulheres trans em cinco capitais brasileiras está infectada com o vírus HIV

Fulvio Bahia

Confira as vagas de empregos oferecidas pelo SineBahia nesta quinta-feira (14)

Fulvio Bahia

ONG CAMA implanta Ponto de Entrega Voluntária em parceria com catadores(as) de materiais recicláveis autônomos de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais