BahiaGoverno do EstadoTecnologia

Programa de Gestão de Riscos contempla área de Tecnologia da Informação da Sefaz-BA

A área de Tecnologia de Informação da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba) vai aperfeiçoar ainda mais os controles já existentes para prevenir eventuais riscos que possam comprometer a arrecadação e prejudicar os contribuintes baianos. As iniciativas integram um plano de ação elaborado dentro do Programa de Gestão de Riscos (PGR), instituído em 2018, sob a coordenação da Auditoria Geral do Estado (AGE), responsável pela implantação da metodologia nos demais órgãos e entidades do Poder Executivo baiano.

Na área de TI da Sefaz-Ba, o trabalho foi iniciado em abril deste ano e permitiu traçar um diagnóstico do setor, propondo ações, prazos e responsáveis para implementação das medidas necessárias à prevenção e correção dos riscos, a exemplo de novas soluções na área de segurança, atualização tecnológica de sistemas e nova rotina para contratações.

O Diretor de Tecnologia de Informação, Hélio Queiroz, destacou a importância do Programa de Gestão de Riscos para a unidade. “Ao dar visibilidade e compartilhar os riscos, juntos, podemos focar na prevenção, evitando paralisações e indisponibilidades dos nossos serviços”, afirmou. Segundo ele, algumas das ações previstas serão executadas com recursos do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado da Bahia – Profisco.

O acompanhamento do Plano de Ação da área de TI será realizado pela Coordenação de Controle Interno da Sefaz-Ba, que integra o Comitê de Gestão de Riscos juntamente com representantes da Assessoria de Planejamento e Gestão e da Assessoria do Gabinete do Secretário. O Programa de Gestão de Riscos já contemplou outras duas áreas na Sefaz-Ba: Recursos Humanos e processos relacionados ao Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITD).

O Programa

Na Bahia, a metodologia do Programa de Gestão de Riscos (PGR), baseada na Norma ABNT ISO 31000:2018, foi adaptada às peculiaridades da administração pública estadual, resultando em uma ferramenta prática, de fácil aplicação e que oferece melhoria na governança da organização. Para aderir ao Programa, o órgão ou entidade deve formalizar a intenção junto à Auditoria Geral do Estado (AGE) e, após a adesão, constituir um Comitê de Gestão de Riscos (CGR), que será responsável pela condução dos trabalhos internamente.

O Auditor Geral do Estado, Luís Augusto Rocha, destaca que o Programa de Gestão de Riscos apresenta uma metodologia reconhecida e pode trazer um grande auxílio no aperfeiçoamento da gestão e atingimento dos objetivos estratégicos da Organização, mas que o sucesso do trabalho também depende do patrocínio e apoio do dirigente máximo da unidade.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Related posts

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta quarta (22)

Fulvio Bahia

Dois mil policiais e bombeiros, além de 102 câmeras serão empregados na Lavagem do Bonfim

Fulvio Bahia

Salvador contra a Dengue e Gripe: salas de vacinação são ampliadas a partir desta segunda-feira (11)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais