BahiaEducação AmbientalMeio AmbientePreservação AmbientalSustentabilidade

Projeto Corais de Maré promove educação ambiental em escolas municipais de Ilha de Maré

A ação Corais de Maré Vai à Escola realizou palestras e oficinas para mais de 100 alunos do Ensino Fundamental I e II nas comunidades de Bananeira, Botelho e Santana

Os estudantes de três escolas municipais de Ilha de Maré, na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, receberam a visita do Corais de Maré Vai à Escola, para uma ação lúdica e educativa sobre o ambiente marinho e como ajudar na conservação deste importante ecossistema. Promovida pelo projeto Corais de Maré, a ação envolveu 115 alunos e 13 professores do Ensino Fundamental I e II das escolas municipais de Bananeira, Botelho e Claudemira Santos Lima, na comunidade de Santana.

Desenvolvido pela empresa Carbono 14 em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA), com patrocínio da Braskem, o Corais de Maré promove a recuperação de corais nativos da Baía de Todos-os-Santos. Com tecnologia inédita, que utiliza o plástico e outros materiais, a iniciativa potencializa o crescimento da espécie de coral Millepora alcicornis.

Durante a ação os alunos puderam conhecer a experiência vivenciada pelos integrantes do Corais de Maré, além de participar de jogos de perguntas e respostas, possibilitando a fixação do conhecimento. A atividade também contou com exposição de materiais usados no projeto, para que os alunos pudessem conhecer de perto berçários, sementeiras e alguns tipos de corais, além de roupas de mergulho e equipamentos utilizados durante os trabalhos.

A vice-diretora da Escola Municipal de Bananeira, Generosa de Jesus, destacou a importância da ação. “Para nossos alunos terem consciência do trabalho da Braskem, em como lidar com o material de forma circular e para educá-los sobre o tratamento que deve ser dado aos resíduos”, ressaltou.

“De forma lúdica apresentamos as características do ambiente marinho, sua biodiversidade e os impactos a estes ecossistemas que a ação humana pode causar, possibilitando a reflexão das crianças sobre as boas práticas para a conservação do meio ambiente”, explica José Roberto Caldas, mais conhecido como Zé Pescador, CEO da Carbono 14.

Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, destaca que a iniciativa do Corais de Maré Vai à Escola une dois pilares de extrema relevância para a empresa: educação e sustentabilidade. “Com essa ação podemos apresentar para crianças e adolescentes da comunidade o pioneirismo deste projeto, que por meio de uma técnica inédita, utilizando plástico, recupera corais nativos na Baía de Todos-os-Santos, além de conscientizá-los também sobre a importância do meio ambiente e, em especial do mar, em nossas vidas”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Related posts

Vacinação de rotina contra Covid e gripe acontece em pontos estratégicos neste sábado (16)

Fulvio Bahia

Ação solidária do Programa Bahia Sem Fome marca show de Daniela Mercury com o filho Gabriel

Fulvio Bahia

SEC divulga resultado da segunda etapa do sorteio de vagas para cursos técnicos Prosub

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais