BrasilEducaçãoPovos Indígenas

Projeto cria programa para preservar línguas faladas por povos indígenas

Há entre 150 e 180 línguas indígenas faladas no Brasil, segundo Funai

O Projeto de Lei 3690/19 obriga a administração pública a criar programa de preservação, recuperação e transmissão das línguas indígenas brasileiras. O texto altera a Lei Rouanet  e está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

A proposta determina que documentos públicos solicitados pelos indígenas sejam fornecidos em português e no idioma nativo. O projeto também considera dialetos indígenas como bens de natureza imaterial do patrimônio cultural brasileiro.

O autor, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), afirma que a medida busca evitar a extinção das línguas faladas pelos povos indígenas brasileiros. “A única forma de evitar isto é por meio de iniciativas que determinem a preservação e a transmissão, incluindo o ensino dessas línguas”, diz.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Emília Silberstein / Universidade de Brasília

Related posts

Setur negocia voo do Benin para a Bahia

Fulvio Bahia

Impacto Social: projeto ‘Líderes que Inspiram’ impacta jovens em Santo Antônio de Jesus, na Bahia

Fulvio Bahia

EXPEDIÇÃO OESTE – Sete municípios da Bacia do Rio Grande receberão serviços jurídicos gratuitos da Defensoria na Unidade Móvel

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais