EmpregoInclusão SocialPessoas com DeficiênciaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Projeto da Prefeitura de Salvador oferece 100 vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência 

Durante a manhã da última segunda-feira (05), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), promoveu, no SAC do Empreendedor, no Mercado de São Miguel, Baixa dos Sapateiros, o Projeto Empregabilidade Eficiente. A ação, exclusivamente voltada para Pessoas com Deficiência (PCD), vai incentivar a inserção deste público no mercado de trabalho, funcionando como uma ferramenta de conscientização e estímulo ao setor empresarial.  

Cerca de 100 vagas de emprego foram disponibilizadas, através do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), com concorrência para até 300 pessoas. A agente administrativa Naiara Daltro, de 34 anos, pessoa com paralisia cerebral, esteve no local acompanhada da mãe, dona Evanice, que contou sobre a busca por uma nova oportunidade de emprego.  

“Naiara já esteve empregada antes e agora está em busca de uma nova oportunidade. No dia a dia, geralmente não conseguimos acesso a essas vagas, então dessa forma, concentrando as empresas e candidatos em um só local, fica mais fácil de retornar ao mercado de trabalho”, disse. 

A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), Daiane Pina, destacou que o trabalho é uma via importante para resgatar a autoestima, despertar a vocação profissional, bem como garantir a autonomia financeira das pessoas com deficiência. “Estar empregado muda a vida da pessoa com deficiência. O trabalho proporciona maior independência e faz com que ela esteja bem consigo mesma, elevando a autoestima, trazendo segurança financeira, psicológica, fazendo com que ela se sinta útil e plena no exercício de sua função”, avaliou. 

De acordo com Mila Paes, titular da Semdec, a taxa de desemprego para pessoas com deficiência é 50% maior do que para a média geral da população. “Enquanto o índice de desemprego da média geral de pessoas é de 12%, para o PCD esse dado é de 24%, então estamos hoje reunindo os empregadores e as pessoas com deficiência, para conectá-las com as oportunidades, a fim de diminuir esse número. É importante que o empregador se conscientize que além da oferta da vaga, ele também precisa se preparar e oferecer condições adequadas para o empregado executar o serviço, assim como o empregado também precisa se qualificar para ser inserido no mercado de trabalho”, explicou.  

Fonte e Foto: SECOM PMS | Bruno Concha

Related posts

A CAR investe em tecnologias que garantam sustentabilidade ambiental e preservação das nossas riquezas naturais

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador transforma local abandonado em área de lazer e convivência no Alto do Cabrito

Fulvio Bahia

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta segunda (17)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais