BahiaEducaçãoInclusão SocialLiteratura

Projeto da Uesb incentiva literatura baiana e cultura regional

A literatura baiana possui uma riqueza singular, com autores que contribuem significativamente para a cultura do estado. Com o objetivo de estudar, divulgar e fomentar essa expressão cultural, nasceu o projeto de extensão “Papo Lírico” na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no campus de Jequié.

Desde 2002, o projeto desenvolve ações contínuas para aproximar a comunidade dos escritores baianos, especialmente os contemporâneos que possuem relação com a microrregião de Jequié. A iniciativa surgiu a partir de uma conferência com o escritor Ruy Espinheira Filho e, desde então, consolidou-se como um espaço permanente de valorização da literatura local.

O “Papo Lírico” tem um compromisso ativo com a democratização do acesso à produção textual, realizando atividades em escolas públicas da Educação Básica, promovendo oficinas para apenados do Conjunto Penal de Jequié e levando rodas de conversa para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e praças públicas. Além disso, mantém parceria com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura, realizando palestras, minicursos e lançamentos de livros com escritores da região.

O projeto conta com um portfólio diversificado de ações, como as oficinas de contos “Contar para viver, viver para contar”; as atividades on-line “Papo Live” e “Live Lírica”; o “Rotas Líricas”, que alia literatura e visitação a espaços representados na poesia; o “Papo Vestibular”, voltado para as leituras indicadas no Vestibular Uesb; o “Papo de Livro”, clube de leitura focado na literatura baiana; e “Língua Solta”, “Entre Celas” e “Varal Eletrônico”, iniciativas em fase de reformulação.

Ao longo dos anos, o “Papo Lírico” tem expandido suas atividades para diversas cidades da microrregião de Jequié. Em 2024, o projeto esteve presente em municípios como Aiquara, Apuarema, Itagibá e Jitaúna, além de disponibilizar conteúdo on-line para ampliar seu alcance. A realização das ações conta com o apoio da Uesb, por meio da concessão de bolsas e recursos institucionais, e envolve colaboradores dos cursos de Letras e Pedagogia.

Fonte / Foto: Ascom / Uesb

Related posts

Inscritos no Projeto Natação em Rede devem apresentar documentos de 9 a 17 de novembro

Fulvio Bahia

Alunos da Universidade de Michigan e Ufba conhecem Câmara de Salvador

Fulvio Bahia

Governo do Estado abre unidade de oncohematologia no Hospital Roberto Santos e zera fila de pacientes na regulação dessa especialidade

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais