Câmara Municipal de SalvadorMobilidade UrbanaPolíticaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTrânsito

Projeto de Faixa Azul para motociclistas é aprovado na Câmara Municipal de Salvador

Na última sexta-feira (5), o Projeto de Indicação (PIN) nº 71/23, de autoria do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Salvador (CMS). A proposta tem como objetivo a realização de estudos para avaliar a viabilidade técnica da implantação de uma faixa azul exclusiva para motociclistas.

A iniciativa, que visa principalmente a redução de acidentes de trânsito, destaca-se pela importância da segurança dos motociclistas, muitos dos quais dependem desse meio de transporte como fonte de renda. Dados da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) revelam um cenário preocupante: em 2023, foram registrados 2.694 acidentes envolvendo motocicletas, com um aumento para 2.081 casos em 2022, representando um crescimento de 29% nos acidentes. Avenidas como a Paralela e a Suburbana lideram os registros de sinistros na capital.

A Faixa Azul, já uma realidade em São Paulo, é citada como inspiração para o projeto. Segundo o vereador Augusto Vasconcelos, relatórios do primeiro semestre após a implementação da faixa na cidade paulista mostraram resultados positivos: não houve registro de mortes envolvendo motociclistas, além de uma redução significativa nos sinistros de trânsito. O documento também destaca uma diminuição de pelo menos 55,2% na lentidão do tráfego no trecho onde a faixa foi implantada.

Após a aprovação na CMS, o projeto foi encaminhado para o gabinete do prefeito, onde aguarda avaliação e implementação.

Fonte: Panorama da Bahia
Foto: Divulgação

Related posts

Comissão aprova aumento da pena de feminicídio para até 40 anos de prisão

Fulvio Bahia

Mutirão da multivacinação contra Covid-19 e gripe alcança quase 9 mil doses aplicadas em Salvador

Fulvio Bahia

Sala do Coro do TCA retoma programação

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais