BahiaCultura

Projeto de reforma da Sala Principal do TCA passa por atualização tecnológica, normativa, técnica e de acústica

A reforma da Sala Principal já estava prevista na terceira etapa Projeto de Requalificação e Ampliação do Complexo do TCA e foi adiada devido o surgimento da pandemia de COVID-19

Após dois dias de um trabalho técnico minucioso realizado no Complexo do Teatro Castro Alves, que contou com a presença do renomado arquiteto José Augusto Nepomuceno, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, encaminha o processo de atualização tecnológica, normativa, técnica e de acústica do projeto de reforma da Sala Principal, obra já prevista desde 2010 no Projeto de Requalificação e Ampliação do Complexo do TCA.

As visitas foram realizadas pelo secretário de cultura Bruno Monteiro, juntamente com a diretora da Fundação Cultural (Funceb), Piti Canella, o diretor do TCA Moacyr Gramacho, e a presença do arquiteto José Augusto, consultor do projeto de reforma em 2010. Nos dois dias, o arquiteto analisou todos os espaços do Complexo, além de ter dialogado com os corpos artísticos estáveis do TCA (Orquestra Sinfônica da Bahia e Balé Teatro Castro Alves).

A reforma da Sala Principal já estava prevista na terceira etapa Projeto de Requalificação e Ampliação do Complexo do TCA e foi adiada devido o surgimento da pandemia de COVID-19. O incêndio, no dia 25 de janeiro de 2023, provocou uma urgência para a garantia dessa reforma tão importante.

De acordo com Nepumoceno, nos últimos 20 anos, as normas de construção de teatro, de operação e de qualificação técnica passaram por mudanças, e a intervenção tem o objetivo de deixar o TCA em operação por mais quatro décadas, pelo menos, até que haja a necessidade de outra reforma robusta. “Eu sempre digo que o Teatro Castro Alves tem uma importância, no mínimo, continental e acho que é a hora de responder a isso. Eu particularmente estou muito contente de poder colaborar” afirma.

A atualização tecnológica, normativa, técnica e de acústica do projeto prevê uma intervenção com foco em acústica e com foco em acessibilidade. “Fizemos um grande esforço nesses dois dias e agora a atualização do projeto é essencial para que a obra aconteça. É um trabalho complexo pela dimensão do equipamento cultural e por ser um patrimônio nacional tombado pelo IPHAN. Então, há critérios que precisam ser respeitados. Essa análise sobre os itens que precisam ser melhorados junto com toda a parte estrutural é uma etapa muito importante para o conjunto da obra”, ressalta o secretário de cultura.

Reforma

A última reforma do Complexo do Teatro Castro Alves foi realizada em 1993. No governo de Jaques Wagner foi elaborado o Projeto de Requalificação e Ampliação do Complexo do TCA, que iniciou com a reforma da Concha Acústica (entregue em 2016). Já no governo de Rui Costa, ocorreu a segunda etapa de obras do projeto Novo TCA, com a reforma da Sala do Coro (entregue em 2018). Na época o governador Rui Costa já havia autorizado a reforma da sala principal, no entanto, com o surgimento da pandemia, o projeto foi adiado.

Nepomuceno

Arquiteto pela Belas Artes (São Paulo), José Augusto Nepomuceno é especializado na área de consultoria de acústica desde 1978. Entre as principais atividades de sua atuação estão acústica de salas, planejamento de espaços e arquitetura cênica. É Consultor Principal da Acústica & Sônica e Principal Associate da Akustiks (South Norwalk, EUA), além de coordenar o Grupo de Trabalho Salas Especiais da Proacústica. Nepomuceno é um dos nomes mais renomados de consultoria em acústica no Brasil e fora do país, tendo participado de projetos relevantes como a Sala São Paulo, Sala Minas Gerais de Concertos (Belo Horizonte), Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), Gran Teatro Nacional de Lima (Peru), Museu de Arte de Cleveland (EUA) e no Teatro de San Luis Potosi (México).

Fonte: ASCOM TCA
Foto: Divulgação

Related posts

Flávio Venturini desembarca na capital baiana no dia 29 de julho com o show “Coração Adentro”

Fulvio Bahia

Capacitação e agroindústria impulsionam potencial econômico e social de comunidade rural de Remanso

Fulvio Bahia

Criminosos são presos após fazerem seis pessoas reféns no bairro da Engomadeira, em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais