Prefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Projeto de transparência da Prefeitura de Salvador é destaque em sessão do TCE-BA

O Balanço Soteropolitano integra o Relatório Contábil de Propósito Geral e tem como objetivo explicar para a população o funcionamento e a dinâmica das contas públicas,

O Balanço Soteropolitano, da Prefeitura de Salvador, foi aplaudido por conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Bahia (TCE-BA) pela “qualidade e forma lúdica e instrutiva” que demonstra as finanças da capital baiana. O reconhecimento ocorreu durante a 21ª sessão ordinária, realizada nesta semana.

Divulgado anualmente pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Balanço Soteropolitano integra o Relatório Contábil de Propósito Geral e tem como objetivo explicar para a população o funcionamento e a dinâmica das contas públicas, a partir de uma linguagem simples e mais atrativa. O documento reforça os compromissos da transparência, confiabilidade e tempestividade na produção e disponibilização de informações contábeis e financeiras.

Durante a cerimônia, o conselheiro do TCE-BA, professor e expoente do controle externo, Inaldo Paixão, parabenizou o prefeito de Salvador, Bruno Soares Reis, a secretária da Fazenda, Giovanna Testa Victer, o diretor do Tesouro Municipal, Antônio Ricardo Gois Pereira, e a contadora Geral do Município, Luciana Borges, e ressaltou a importância do documento como ferramenta de prestação de contas e acesso à informação.

“[O Balanço Soteropolitano] possui inúmeras ilustrações que enriquecem a obra. Todo cidadão deve visitar o site da Sefaz para ter acesso ao citado relatório e conhecer um pouco mais das contas públicas da cidade”, afirmou.

A titular da Fazenda, Giovanna Victer, afirmou que o reconhecimento do TCE-BA é mais uma prova que Salvador é referência no Brasil na gestão dos recursos públicos. “Inovação, transparência e criatividade são os principais pilares da gestão Bruno Reis, e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. O Balanço é exemplo na prestação de contas porque busca alcançar de forma simples toda população. Queremos que este projeto se multiplique pelo país, aproximando cada vez mais a população dos entes públicos”.

Acesso – O Balanço Soteropolitano foi disponibilizado no Portal da Transparência (www.transparencia.salvador.ba.gov.br) e site da Secretaria Municipal da Fazenda (www.sefaz.salvador.ba.gov.br/relatorios), na aba Relatório Contábil de Propósito Geral, no dia 30 de março.

Festival Internacional – Em março deste ano, o projeto Mapa do Tesouro, composto pelo Balanço Soteropolitano e Relatório Contábil de Propósito Geral, foi um dos 20 projetos selecionados para o pontapé inicial do fórum internacional The Creative Bureaucracy Festival, que reúne gestores, políticos e membros da sociedade civil e de organizações transformadoras. Na ocasião, a medida foi apontada como uma solução inovadora e criativa na área da administração pública.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

SIMM oferece 323 vagas de emprego para esta segunda-feira (24) 

Fulvio Bahia

CCR Metrô Bahia prepara estratégia especial de operação e segurança para a edição 2023 do Salvador Fest

Fulvio Bahia

Desmanche de veículos é localizado na Avenida Suburbana, na capital baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais