Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), participou do Seminário Auditoria Financeira, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Na ocasião, foi apresentado o Balanço Soteropolitano, reconhecido pela qualidade e forma instrutiva de divulgar as finanças da capital baiana.
Durante quarenta minutos, a contadora-geral do Município, Luciana Borges, demonstrou como os artifícios visuais, a exemplificação, a ludicidade e a linguagem menos técnica podem deixar a população mais atraída pelos balanços financeiros divulgados pelos entes governamentais. A apresentação agradou o público presente no salão do plenário Lafayette Pondé, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Para contadora-geral do município, o Balanço Soteropolitano é motivo de orgulho, pois tem alcançado o principal objetivo: levar informação sobre ao cidadão que não tem conhecimento técnico na área. “Nosso papel fundamental é informar para todas as classes de usuário. Com o Balanço Soteropolitano, a gente começou a atingir um público que até então não conhecia, não se interessava ou achava a área de finanças públicas demasiadamente complexa para se aproximar”.
A secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, reforçou a expectativa de a iniciativa se multiplicar pelo Brasil. “Estamos muito felizes. O reconhecimento dos exigentes órgãos de controle reforça que estamos no caminho certo, ampliando e tornando cada vez mais transparente a relação com o contribuinte”.
Divulgado anualmente com o Relatório Contábil de Propósito Geral, o Balanço Soteropolitano explica para o cidadão comum o funcionamento e a dinâmica das contas públicas a partir de uma linguagem lúdica, simplificada e mais atrativa. Esse projeto ainda reforça os compromissos de governança, accountability, transparência e tempestividade na produção e disponibilização de informações contábeis e financeiras.
Em maio de 2023, o Balanço Soteropolitano foi apreciado pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Bahia (TCE-BA), durante a 21ª sessão ordinária, em decorrência da maneira exemplar como levar e facilitar o acesso à informação contábil e financeira da capital baiana. Além disso, também foi um dos 20 projetos selecionados para o pontapé do fórum internacional The Creative Bureaucracy Festival, que reúne anualmente gestores, políticos, membros da sociedade civil e organizações transformadoras. Na ocasião, a medida foi apontada como uma solução inovadora e criativa na área da administração pública.
Acesso
O Balanço Soteropolitano está disponível no Portal da Transparência (www.transparencia.salvador.ba.gov.br) e site da Secretaria Municipal da Fazenda (www.sefaz.salvador.ba.gov.br/relatorios), na aba Relatório Contábil de Propósito Geral, desde o dia 30 de março.
Fonte e Foto: ASCOM PMS | SEFAZ