CarnavalEconomiaMeio AmbienteSustentabilidade

Projeto Eco Folia Solidária garante apoio a catadores de materiais recicláveis no Carnaval

Criado há 16 anos, o ‘Eco Folia Solidária’ é desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado (Setre).

Cerca de 90 toneladas de resíduos sólidos devem ser coletadas para reciclagem durante o Carnaval 2023, através do projeto ‘Eco Folia Solidária’ – o trabalho decente preserva o meio ambiente”. A iniciativa foi lançada, nesta quarta-feira (15), pelo Governo do Estado, com a presença do vice-governador Geraldo Junior e da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, além de outras autoridades. Na ocasião, foram assinados contratos com as cooperativas de catadores Cooperguary, Recicla Conquista, Rede Cata Bahia, CRG Bahia e Rede Recicla Salvador/ Recicla Bahia.  

Criado há 16 anos, o ‘Eco Folia Solidária’ é desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado (Setre), que compra o produto da coleta nos circuitos por um preço melhor que o oferecido pelos atravessadores. Neste ano, a operação conta com um investimento de R$ 1,5 milhão, beneficiando 1.840 catadores autônomos com a distribuição de fardamento e equipamentos de segurança, como botas, luvas e protetor auricular. 

Por meio da iniciativa, os profissionais recebem três refeições diárias durante os dias da festa. Para o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, o objetivo do Governo do Estado é valorizar o trabalho dos catadores: “são profissionais muito importantes, que atuam de forma árdua no carnaval, e que, muitas vezes, ficam nos bastidores, socialmente invisíveis, no silêncio, dando apoio, enquanto os foliões estão curtindo o Carnaval, na capital e no interior”. 

O titular da Setre, Davidson Magalhães, afirma que o programa tem como objetivo promover a inserção socioprodutiva: “apoiamos os catadores com cinco centrais que dão todo o suporte e melhoram o aproveitamento do material, com a disponibilização de prensa, caminhão para fazer o transporte, agregando mais valor os materiais. Portanto, é um esforço nosso de casar conscientização ambiental, comércio justo e solidário de materiais recicláveis, com melhores condições de trabalho”.  

Para a Annemone Santos, representante da Rede Cata Bahia, o projeto contribui para a sustentabilidade econômica das associações e cooperativas: “ficamos muito agradecidos pela ação, porque combate a exploração, com preços mais justos, gerando mais renda para nossas comunidades. Além disso, nos tira da invisibilidade protege nossos corpos com o material de segurança”.  

Trio 

Para chamar a atenção da ação que integra a agenda do trabalho decente, ainda nesta quarta-feira (15), a Setre promove o bloquinho Eco Folia no circuito Barra-Ondina, a partir das 17 horas. Uma equipe de ativadores, acompanhada de uma fanfarra, distribuirá ventarolas entre os foliões, divulgando a ação e contribuindo para a conscientização da população sobre a importância do trabalho dos catadores.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Antônio Queirós

Related posts

Quina de São João: oito apostas ganham e vão dividir R$ 216,7 milhões

Fulvio Bahia

PL pretende incluir agricultura familiar e economia solidária em compras públicas

Fulvio Bahia

Exportações de frutas da Bahia superam 1 bilhão de reais até novembro

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais