Com o objetivo de estimular a leitura entre os soteropolitanos, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), lança a edição 2023 do projeto “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento”. Sua proposta é distribuir livros pela cidade para que eles circulem pelo maior número possível de leitores. A ação acontece na próxima terça-feira (25), a partir das 9h30, em homenagem ao dia do escritor.
Com seu formato itinerante, o projeto circulará pelas ruas da cidade através da van Caravana da Leitura, que estará recheada de diversas obras literárias. Ela inicia seu itinerário a partir de Amaralina (Praça das Baianas) pela manhã e, depois, segue para a Garibaldi (Praça Lord Cochrane) e Vasco da Gama. Por fim, o veículo passa por Periperi (Praça da Revolução) e finaliza, às 16h30, no Bonfim, Cidade Baixa.
A gerente de Bibliotecas, Livro e Leitura da FGM, Jane Palma, lembra que, na última edição do projeto, cada livro passou na mão de 3 pessoas diferentes, pelo menos. “Salvador tem um grande público de leitores e o nosso projeto possibilita que o livro chegue nas mãos de leitores ávidos, mas que no momento não possuem condições aquisitivas, ressalta”
Iniciado em 2017 em Salvador, o projeto tinha como principal espaço a Estação da Lapa. Ações lúdicas explicavam o intuito do projeto e marcavam o início do evento. Em seguida, os livros eram distribuídos entre os ônibus da estação, o que deixava o público mais confortável para pegá-los e fazê-los circular.
O projeto promovido pela FGM dialoga com um movimento nacional que começou em abril de 2013, em São Paulo, pela iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000 e combina leitura e urbanidade, com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura. Simples na teoria e na prática, o projeto não tem maiores intenções do que espalhar livros e difundir a leitura pela cidade.
Caminhos da Leitura – “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento” faz parte do programa de arte-educação executado pela Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, saraus e encontros literários em escolas, bibliotecas e Praças nos bairros de Salvador.
Fonte: ASCOM FGM
Foto: Bruno Concha