Câmara Municipal de SalvadorPolíticaServiços

Projeto estabelece ressarcimento a prejuízos por falta de energia

Proposta de Daniel Alves determina que a distribuidora não pode se negar a receber pedidos de indenização das empresas

O Projeto de Lei 69/2024, de autoria do vereador Daniel Alves (PSDB), estabelece o ressarcimento de lucros cessantes em empreendimentos comerciais, causados por falta de energia. Na justificativa do projeto, o parlamentar afirma que lucros cessantes são uma espécie de prejuízo. E consiste no que a empresa deixou de receber ou lucrar em razão de um ato ou evento que lhe causou danos. O projeto foi protocolado na Câmara Municipal de Salvador no último dia 11.

A proposição parlamentar estabelece que a distribuidora de energia não pode se negar a receber pedido de ressarcimento dos lucros cessantes efetuado por unidades consumidoras comerciais. E também determina que o ressarcimento será efetuado ao titular da unidade consumidora.

Ainda na justificativa do projeto, o vereador argumenta que a distribuidora de energia disponibiliza apenas ressarcimento de danos elétricos. “Porém, os estabelecimentos comerciais, quando ocorre a falta de energia por longos ou curtos períodos, arcam com prejuízos, devendo desta maneira serem ressarcidos dos lucros cessantes”, diz.

 O PL 69/2024 também estabelece que “a distribuidora deve abrir um processo individualizado para a solicitação de ressarcimento dos lucros cessantes, que deve ser disponibilizado ao consumidor no espaço reservado de atendimento pela internet”.

E, caso haja solicitação do consumidor, a proposição parlamentar determina que a distribuidora deve providenciar a “cópia do processo individualizado de ressarcimento dos lucros cessantes”.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação

Related posts

Suíca repudia agressão a margarida em metrô do Distrito Federal; “Inadmissível”

Fulvio Bahia

Eleições 2024: Moema Gramacho desabafa após Vidigal declarar apoio a Débora Régis

Fulvio Bahia

Ireuda Silva lidera em projetos e iniciativas em prol da mulher

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais