O Governo Federal, através do Ministério da Justiça, através da ONG Raso da Catarina, em parceria com a TV Pelourinho, lança o projeto OGORIM – O Audiovisual como instrumento de capacitação e geração de emprego e renda. A iniciativa faz parte das ações do Novembro Negro e visa capacitar e empoderar adolescentes e jovens, promovendo o audiovisual como uma ferramenta de transformação social e criação de oportunidades de trabalho para a juventude periférica de Salvador.
Com inscrições abertas entre os dias 11 e 15 de novembro de 2024, o projeto OGORIM é voltado a estudantes de escolas públicas com idade entre 15 e 29 anos, inscritos no CadÚnico. Ao todo, 60 jovens serão capacitados ao longo de 300 horas de aulas práticas e teóricas, distribuídas em oficinas de Fotografia, Edição, Áudio, Produção, Identidades e Cultura, Expressão Corporal e Artes Cênicas. Serão duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino, com aulas previstas para começar no dia 25 de novembro de 2024. As inscrições devem ser realizadas através da bio do perfil do Instagram da TV Pelourinho – @tvpelourinho.
O projeto OGORIM nasce com o objetivo de resgatar, valorizar e dar visibilidade às narrativas culturais do povo negro, rompendo com estigmas e oferecendo novos olhares sobre as histórias e as vivências da população preta no Centro Histórico de Salvador. As oficinas acontecerão nas instalações da TV Pelourinho, conhecida por sua expertise em democratizar o acesso à formação audiovisual. Além da capacitação, a TV Pelourinho garantirá o almoço dos participantes.
Essa iniciativa reflete o compromisso da Raso da Catarina e dos parceiros em apoiar as expressões culturais periféricas, promovendo o livre acesso à cultura e o exercício dos direitos culturais. O projeto visa formar facilitadores e multiplicadores, que, ao utilizarem o audiovisual, poderão explorar e compartilhar as narrativas da comunidade negra com uma perspectiva de orgulho e resistência.
OGORIM não é apenas uma formação técnica em audiovisual; é uma ação que proporciona aos jovens periféricos a oportunidade de contar suas histórias e de seus territórios sob uma ótica menos estigmatizada. A expectativa é que o projeto seja um marco na geração de facilitadores capacitados, capazes de multiplicar essa visão e promover o acesso a novas narrativas sobre a população negra no Brasil.
Sobre as Inscrições e Critérios:
Período de inscrições: 11/11 a 15/11/2024
Início das aulas: 25/11/2024
Critérios para participação:
Ser estudante de escola pública
Ter entre 15 e 29 anos
Estar inscrito no CadÚnico
As inscrições devem ser realizadas através da bio do perfil do Instagram da TV Pelourinho – @tvpelourinho.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
Foto: Divulgação