ArteCulturaMúsicaOSBA

Projeto OSBArris estreia nesta sexta-feira (26) em concerto gratuito no Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia

O OSBArris contará com a participação de duas solistas como convidadas especiais: a soprano brasileiro-chilena (nascida na Paraíba) Maria Carla Pino Cury e a mezzo-soprano paulista Ana Lucia Benedetti. Já a regência ficará por conta do maestro Carlos Prazeres.

A Orquestra Sinfônica da Bahia estreia nesta sexta-feira (26), às 19h, um novo projeto: o OSBArris, com um concerto no Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, localizado no bairro dos Barris. A entrada para o concerto é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Para esta apresentação, a OSBA sugere ao público do concerto que doe alimentos para o Bahia Sem Fome, programa de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia que tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional no Estado. A Biblioteca Central é um dos pontos de arrecadação da campanha e também receberá doações durante este evento da Orquestra Sinfônica.

SOBRE O OSBARRIS

Para o maestro da Orquestra Sinfônica da Bahia, Carlos Prazeres, a busca por representar a sociedade baiana em toda a sua essência leva a OSBA a criar apresentações que dialoguem com as festas populares do nosso Estado. O São João Sinfônico, o Baile Concerto e o Concerto em homenagem à Independência da Bahia são alguns dos exemplos, de acordo com Prazeres, em que Orquestra e sociedade se fundem em um só corpo.

“Faltava que algum dos nossos projetos remetesse às tradicionais festas de largo, ocupando algum bairro de Salvador. O OSBArris une este desejo de criarmos uma festa da OSBA aos nossos objetivos de formação de plateia para a música de concerto, além da ocupação de espaços culturais baianos”, afirma o maestro.

É assim que nasce o OSBArris, projeto pensado para os Barris, este tradicional bairro localizado no Centro da capital baiana. Para abrigar este concerto, foi escolhido como base o Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia, situado dentro deste espaço cultural histórico: a biblioteca mais antiga da América Latina, com 212 anos de fundação.

O OSBArris contará com a participação de duas solistas como convidadas especiais: a soprano brasileiro-chilena (nascida na Paraíba) Maria Carla Pino Cury e a mezzo-soprano paulista Ana Lucia Benedetti. Já a regência ficará por conta do maestro Carlos Prazeres. 

No programa do OSBArris, teremos a versão para orquestra sinfônica e mezzo-soprano do ballet “El Amor Brujo”, do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946); as árias “Air des Clochettes” e “Flower Duet” da ópera “Lakmé”, do francês Léo Delibes (1836-1891), além de “Chants d’Auvergne – Baïlèro”, do francês Joseph Canteloube (1879-1957); e “Les Contes d’Hoffmann: Barcarolle”, do alemão Jacques Offenbach (1819-1880).

OSBA

Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

BAHIA SEM FOME

O Bahia sem Fome é o Programa Estadual de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, e tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional no Estado, garantindo às pessoas em situação de vulnerabilidade social acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação e nutrição adequada e saudável, reduzindo os índices de insegurança alimentar grave no Estado da Bahia, com foco nas famílias extremamente pobres no campo e na cidade. Para mais informações sobre locais de doação e sobre o programa, acesse: bahiasemfome.ba.gov.br.

26/MAI (SEXTA) – OSBArris

Horário: 19h

Local: Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris)

Entrada Gratuita* – Sujeita à lotação do espaço (200 pessoas)

*Sugestão de colaboração com a doação de alimentos para a campanha Bahia Sem Fome (haverá posto de coleta no local durante o concerto)

Regente: Carlos Prazeres

Solistas: Maria Carla Pino Cury (soprano) e Ana Lucia Benedetti (mezzo-soprano)

Programa: M. DE FALLA – El Amor Brujo

L. DELIBES – Lakmé: Air des Clochettes

J. CANTELOUBE – Chants d’Auvergne – Baïlèro 

L. DELIBES – Lakmé: Flower Duet

J. OFFENBACH – Les Contes d’Hoffmann: Barcarolle

Fonte / Imagem: ASCOM OSBA

Related posts

Espaço Mix levará mistura de ritmos e estilos ao Rio Vermelho

Fulvio Bahia

Grupo teatral de Irecê representa o Brasil em festival europeu

Fulvio Bahia

Ranking aponta Salvador como única cidade do Brasil entre 50 mais musicais do mundo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais