CulturaLazerMúsicaSalvadorTeatro

Projeto “Pé de Feijão, arte e educação”, promove uma programação de artes cênicas para público infantil e juvenil em Salvador

O Teatro Vila Velha realiza nos meses de março, abril e maio, ações de formação de públicos, na cidade de Salvador

O projeto “Pé de Feijão Arte e Educação” une arte, sociedade, educação e ações de acessibilidade. Com foco na sensibilização artística de crianças e adolescentes, as atividades do projeto incluem o acesso gratuito a uma programação de espetáculos que acontecerão nos meses de março, abril e maio de 2023 no palco do Teatro Vila Velha.

“Como foi sua primeira experiência no teatro? Você já foi ao teatro?”Essas perguntas norteiam a criação do Pé de Feijão, cujo objetivo é o de oferecer uma programação artística gratuita para o público infantojuvenil de comunidades periféricas e da rede pública de ensino da cidade.  O projeto realiza um amplo trabalho de mediação cultural feito por uma equipe especializada, que através de etapas de seleção de públicos, comunicação, aproximação, envolvimento, informação de conteúdos e logística de acesso ao teatro, estimulam a apreciação da arte.

“Acreditamos que encontros entre arte e educação contribuem para a formação de uma sociedade mais sensível, humana, inteligente e diversa”, afirma Cristina Castro, idealizadora do projeto e coordenadora geral da “Padaria do Vila” (setor responsável pela criação e gestão de projetos e editais a serem executados no Teatro Vila Velha), e conta com a produção de Bergson Nunes através da Baobá Produções.

Constituído de apresentações de espetáculos de artes cênicas, do “Cantinho da Leitura”, espaço dedicado aos pequenos com livros infantojuvenisespaço de relaxamento com aulas de yoga para crianças e espaço de jogos e brincadeiras, todos monitorados pela sua equipe de mediação; como diferencial desta edição, o projeto prevê ainda a apresentação de 16 sessões de contação de história em escolas, ONGs e espaços comunitários, durante os meses de março, abril e maio. A abertura da ação de contação de histórias será com a atriz, diretora e escritora, Cássia Valle.

“A importância desse projeto é o de levar a criança da escola para conhecer outros espaços, ele (o Pé de Feijão) leva a criança para outros ambientes que também são de educação, onde há cultura, onde acontece cultura, onde se aprende outros tipos de linguagem(…) ele trás uma perspectiva diferente para a criança, outras visões de mundo” disse Keliane Guedes, educadora da rede pública de Camaçari em depoimento sobre a experiência de sua escola na participação da primeira edição do projeto.

O Pé de Feijão em sua trajetória, conta com um público estimado de mais de 4000 crianças e jovens, e esperamos, nessa incessante busca por democratizar o acesso ao teatro, repetir o sucesso da primeira edição que aconteceu em 2016. Para aqueles profissionais que desejarem trazer suas escolas, ONGs ou instituições para participar do projeto, basta entrar em contato através do email mediacaoculturaltvv@gmail.com ou por telefone  e whatsapp (71) 99275-1353.

O pé de feijão é uma realização do Teatro Vila Velha e conta com a produção da Baobá Produções.

O projeto tem patrocínio da Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

O Pé de Feijão , Arte e Educação

Iniciando em 2016 a sua jornada em busca desse contato mais próximo entre pessoas, arte e educação, reuniu até hoje mais de 30 instituições de ensino e alcançando mais de 4.000 crianças e adolescentes de Salvador e região metropolitana. O trabalho proporcionou a muitas dessas crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciar o teatro e as artes cênicas pela primeira vez. A mediação cultural em consonância com professores, diretores, agentes culturais, arte educadores e alunos, atua como potencializadora dessa experiência estética, criando uma ponte entre o que é produzido artisticamente e o público. Ela inicia dando acessibilidade física quanto simbólica, mas proporciona não apenas o momento da fruição em um contato prévio, onde são trabalhadas as referências, e também um momento posterior, de absorção, assimilação e continuidade através de oficinas e atividades educativas diretamente nas escolas.

Vila convida artistas baianos para programação cultural

O Teatro Vila Velha, realizador do projeto Pé de Feijão, Arte e Educação,  é uma usina de produção teatral independente da Bahia: ponto de cultura, diversidade e revolução, que vem difundindo e fomentando projetos artísticos desde sua inauguração em 1964. Propulsor de ações relevantes para o desenvolvimento da cultura, o Vila está atento a diversos públicos.

Pensando na sustentabilidade na área da cultura e na necessidade de um teatro de qualidade, com conteúdo educativo voltado para o público infantojuvenil, o Vila convidou artistas individuais, grupos e coletivos especificamente baianos a participar de uma seleção pública. Um total de 6 obras artísticas (3 contações de histórias e 3 espetáculos de artes cênicas) para o público infantojuvenil foram chamadas para compor a programação do projeto, e cada obra apresentada ao logo do projeto terá sempre um sessão com interpretação simultânea em libras; estimulando desta forma oportunidades de trabalho aos artistas e técnicos das artes cênicas, a manutenção de pesquisas continuadas e a acessibilidade de pessoas surdas.

Contação de histórias

Este ano além dos espetáculos de artes cênicas e do Cantinho da Leitura, o Pé de Feijão terá uma programação nas escolas de incentivo à leitura voltada para o público infantojuvenil. Cássia Valle irá abrir a programação com a história Azizaa- a preciosa contadora de histórias, de sua autoria.  O livro conta a história de uma menina com um nome especial e um dom de contar histórias que, de forma surpreendente e encantadora, trás reflexões sobre atitudes discriminatórias e a importância do resgate à ancestralidade africana.

Cássia Valle

Cássia Valle é Atriz, Museóloga e Gestora cultural. Membro do colegiado do Bando de Teatro Olodum. Escritora, Poeta, Contista, Dramaturga e Diretora Teatral. Em 2017, recebeu o prêmio da Associação Paulista dos críticos de arte pela obra  “Calu-uma menina cheia de história”, categoria melhor livro infanto-juvenil. Em 2020,  foi contemplada com o  prêmio Braskem de Teatro melhor Espetáculo Infanto Juvenil, sob sua direção e com dramaturgia inspirada no livro Bloquinho de poemas e canções, coautoria  com Cell Dantas e Luciana Palmeira. Recebeu ainda o Prêmio internacional iberoamericano A La Trayectoria El Nevado Solidário de Ouro  – por sua contribuições de ações antirracistas nas suas obras literárias e participações na área do Teatro Brasileiro.

Espetáculos 

O espetáculo Dandara  na Terra dos Palmares abrirá as apresentações de artes cênicas do Projeto Pé de Feijão na próxima quarta-feira, dia 22 de março de 2023. O espetáculo conta a história de Dandara, uma sábia criança negra, que não gosta de seu nome por sofrer bullying na escola, onde os colegas lhe chamam de escrava. Revoltada com as piadas agressivas, Dandara simula estar doente para não ir às aulas, e num sonho descobre um lugar chamado Palmares, onde conhecerá a luta dos seus antepassados.

O espetáculo reflete de forma lúdica e poética questões inerentes à opressão sofrida pelos negros no país, e mais especificamente como essa realidade se configura para as crianças por meio do racismo estrutural.

Com canções originais de Emille Lapa e Natalyne Santos, o espetáculo conta, no elenco, com as atrizes mirins Maria Alice Xavier (ex-The Voice Kids) e Yandra Góes; os atores da companhia, Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas além dos atores convidados Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos.

Nos próximos meses teremos ainda apresentação de O mundo das minhas palavras do Núcleo Teatro Viável e BOQUINHA…. e assim surgiu o mundo, Ridson Reis | Coletivo ½ Tempo.

Formação de educadores e mediadores culturais


O Pé de Feijão, arte e educação, além de ter atividades voltadas para crianças e jovens, tem também ações voltadas para educadores e/ou mediadores de cultura. A primeira atividade aconteceu no último dia 04 de março, com o Workshop “Mediação Cultural Para as Infâncias”, ministrado por Poliana Bicalho. O evento contou com estudantes de Teatro, de Produção Cultural, profissionais da área e demais interessados em mediação cultural. As atividades formativas para educadores continuarão acontecendo uma vez por mês, com acesso livre e gratuito (mais informações @projetopedefeijao).
           

Poliana Bicalho

Desenvolve desde 2013 ações de mediação cultural│teatral, na cidade de Salvador (Ba). Sendo responsável pela criação de programas de mediação cultural em festivais de teatro e dança. Realiza formações na área, tendo como foco educadores e produtores culturais. Poliana gerencia o Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude (@festivalpetiz).  Atualmente executa  projetos artístico-culturais, no formato online, híbrido e presencial.

A Baobá

Criada em 2003, a Baobá Produções Artísticas tem como objetivo central a criação e realização de projetos na área cultural, com ÿoco nas artes cênicas, seĀuindo as etapas: planejamento estratéĀico, captação de recursos e desenvolvimento de ações que envolvem a cadeia da produção e administração artística. Ao lonĀo da sua trajetória, no mercado cultural, a Baobá Produções Artísticas conta com uma Āama extensa de projetos realizados na Bahia e no Brasil.

Transformando energia em cultura

Visando a transformação social através da promoção de oportunidades de educação de qualidade, incentivo à igualdade de gênero, emprego digno e crescimento econômico para a classe artística e técnicos, redução das desigualdades (ao promover ações de democratização da apreciação artística), o Vila assume um compromisso de buscar atingir os objetivos apontados pela lista ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, como um apelo universal  para assegurar um desenvolvimento sustentável, de paz e justiça para todos.

Através de parcerias em prol de metas, o Pé de Feijão, Arte e Educação, tem a realização do Teatro Vila Velha, produção da Baobá produções e patrocínio da Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda: juntos por um mundo melhor.

SERVIÇO:

O QUE: Projeto Pé de Feijão, arte e educação

QUANDO: março, abril e maio de 2023

ONDE: Teatro Vila Velha, Passeio Público, S/N.

QUANTO: Gratuito

Fonte / Foto: ASCOM Teatro Vila Velha

Related posts

10ª edição do Festival da Primavera vai movimentar Salvador com vasta programação a partir deste sábado (7)

Fulvio Bahia

Carlos Muniz representa a Câmara de Salvador no cortejo do 2 de Julho

Fulvio Bahia

TV Brasil lança produção original “1 dia na MEC, 100 anos no Rádio”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais